LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sábado, 3 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA!!!



terça-feira, 30 de março de 2010

PÁSCOA... PÁSCOA

DIA 30 DE MARÇO
NO HORÁRIO VESPERTINO TEREMOS DOIS MOMENTOS ESPECIAIS:


AS 13:00h - APRESENTAÇÃO DE SLIDES COM O TEMA "PÁSCOA" - COMENTÁRIOS RELACIONADOS E LOGO EM SEGUIDA "O AMIGO DOCE"

AS 17:00h - PALESTRA COM UM CASAL CONVIDADO RELACIONADA A "PÁSCOA".

ATENÇÃO, PESSOAL!!!!!

PROXIMA SEMANA TEREMOS AVALIAÇÃO BIMESTRAL. SERÁ REALIZADO SIMULADO POR ÁREA.

O HORÁRIO DO ENSINO MÉDIO SERÁ O SEGUINTE:
TERÇA-FEIRA - DIA 06 - SIMULADO DA ÁREA MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
QUARTA-FEIRA - DIA 07 - SIMULADO DA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
QUINTA-FEIRA - DIA 08 - SIMULADO DA ÁREA CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
SEXTA-FEIRA - DIA 09 - SIMULADO DA ÁREA LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E REDAÇÃO.

HAVERÁ AULAS ATÉ 15:30h - AS 03 PRIMEIRAS AULAS
O SIMULADO SERÁ APLICADO DAS 16:00h AS 18:20h
O ALUNO SÓ PODE SAIR DA SALA E ENTREGAR O GABARITO APÓS O PRIMEIRO SINAL, OU SEJA, APÓS PERMANECER O TEMPO MÍNIMO DE 50 MINUTOS FAZENDO O SIMULADO.

Arte da Idade Média


A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.

Arte bizantina

Arte cristã do império romano do oriente, desde a transição da capital para Constantinopla à sua conquista em 1453 pelos turcos.
- Influência da arte romana e da arte oriental.
- Arquitetura religiosa (cúpula), pintura e mosaico de caráter bidimensional e simbólico (ícones).

Arte islâmica - Arte religiosa islâmica, extenso território (Pérsia, Síria, Turquia, Egito, Norte de África, Sicília, Península Ibérica). Diversas influências.
Palácios, mesquitas, arquitetura com base na geometria e matemática, mármore, mosaico, azulejo, cerâmica, metal, iluminura.
- Ornamentos com base em citações do Corão (arabescos), espiritualismo, ausência da figura humana, abstracionismo, geometrização, padrões, motivos florais e vegetais.
Arte dos povos germânicos - Arte visigótica - Período da invasão pelos Visigodos da Península Ibérica entre 415 e 711 d.C..
- Arte hibérnico-saxónica e Arte anglo-saxónica - Irlanda e Grã-Bretanha, do século V ao século XII. O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão. Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.

Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros. Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas têm limitações de aplicação.

Atualmente está havendo uma especulação a respeito de quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica.

Fusão artística céltico-germânica pela influência de tribos germânicas (estilo Hibérnico-Saxão de 600 a 800 d.C.) - Mosteiros, joalharia, artefatos em metal, madeira, pedra de estilo animalista imaginativo (abstracionismo e organicismo). - Iluminura de caráter ornamental, ausência de representação humana, geometrização e elementos zoomórficos.

Arte merovíngia - Período da dinastia franca dos merovíngios de c. 500 a 750.

Arte carolíngia - Período de Carlos Magno e seus sucessores.
- Arquitetura religiosa com pinturas murais, mosaicos, baixos-relevos (Catedral de Aachen - capela palatina), surge a cripta com deambulatório, mosteiros.
- Artes decorativas, marfins, joalharia, iluminura de forte dinamismo de traço, energia ritmica.
- Herança céltico-germânica, inspiração na arte romana clássica, espírito medieval, emocional.

Arte otoniana - Alemanha, meados do século X a inícios do século XI. Império romano-germânico: Otão I e seus sucessores. Estilo que sucede ao carolíngio, do qual recebe grande influência, e que antecipa formalmente o românico.
- Arquitetura vigorosa, maciça e de equilibradas proporções, portas de bronze em relevo.
- Escultura realista e expressiva. Iluminura de grande força e intensidade, variedade de matizes, clarificação da mensagem, hierarquia pela escala das figuras.

Arte românica -Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII.
- Arquitetura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílica, mosteiros (Ordem de Cluny), castelos, estilo defensivo. Tetos em abóbada que substituíram os tetos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.

Arte gótica - Baixa Idade Média, Europa, entre finais de século XII a finais de século XV com diferenças locais e temporais.
- Catedrais, arco quebrado, abóbada de cruzaria, arcobotante, vitrais, verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios ter sido substituído pelo verticalismo; As paredes serem mais leves e finas; Os contrafortes serem em menor número; As janelas serem predominantes; A utilização do arco de volta quebrada; A consolidação dos arcos
ser feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados serem em forma de pirâmide.
- Arte religiosa citadina de ensinamento ao fiel, possibilitar ascensão ao divino.

Arte manuelina - Portugal, estilo arquitetônico simultâneo a gótico final.
- Influência estilística dos Descobrimentos, grande importância da decoração; esfera armilar, motivos marítimos, cordas, elementos florais e vegetais.

Arquitetura

Durante a Idade Média os templos (igrejas, catedrais) e outros edifícios tinham planta de cruz latina ou em basílica.

No estilo Românico os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo. Na altura os tetos dos edifícios eram de madeira e, por isso, havia muitos incêndios. Por esta razão, esses tetos de madeira

foram substituídos por abóbadas. Devido a estas abóbadas (de estilo bizantino) as paredes tiveram de se tornar espessas para sustentar tanto peso. Para as sustentar era necessário o uso de contrafortes em abundância. Para que os edifícios não se desmoronassem, o uso de janelas e vitrais passou a ser tão reduzido que quase não se notava os detalhes do interior dos edifícios, pelo fato de haver pouca luminosidade.

No estilo Gótico os edifícios passaram a ser mais altos, mas menos extensos. As paredes passaram a ser menos espessas e mais altas. Por isso houve uma diminuição do número de contrafortes utilizados. Devido a isto, as paredes eram rasgadas por inúmeras e enormes janelas e vitrais que, ao contrário do estilo Românico, deram uma maior luminosidade e claridade ao interior dos edifícios.

Literatura

Os Jograis passam a cantar históricos poemas dos Trovadores, descrevendo romances e duelos e brigas dos Cavaleiros. Surgem então as Novelas de Cavalarias cujo texto feito pelo Trovador cantava os combates entre vilões e heróis, raptos de donzelas e final feliz. As novelas de cavalaria constituem exemplo expressivo da influência dos povos ibéricos na formação da cultura brasileira. Trazidas pelos Colonizadores, essas narrativas acabaram se incorporando à cultura popular, principalmente a da Região Nordestina, onde a Literatura de Cordel até hoje reflete essa influência. Dentre os vários tipos de Cordel, destacam-se os romances, lendas e folclore do Brasil.

  • Romance de cavalaria
  • Trovadorismo

Música

Música medieval é o termo dado à música típica do período da Idade Média durante a História da Música ocidental européia. Esse período iniciou com a queda do Império Romano e terminou aproximadamente no meio do Século XV. Determinar o fim da Era medieval e o início da Renascença pode ser arbitrário; aqui, para fins do estudo de Música, vamos considerar o ano de 1401, o início do Século XV. Melodia gregoriana - A rápida expansão do cristianismo exige um maior rigor do Vaticano, que unifica a prática litúrgica romana no século VI. O papa Gregório I (São Gregório, o Magno) institucionalizou o canto gregoriano, através de uma reforma litúrgica, que se tornou modelo para a Europa católica. A notação musical sofre transformações, e os neumas são substituídos pelo sistema de notação com linhas a partir do trabalho de vários sacerdotes cristãos, sobretudo, Guido D'Arezzo (992-1050); que foi o responsável pelo estabelecimento desse sistema de notação musical de onde se originou a atual pauta musical. Foi ele, que no século XI designou as notas musicais como são conhecidas atualmente, usando o texto de um hino a São João Batista (originalmente em latim), onde cada estrofe inicia com uma nota musical: anteriormente, as notas eram designadas pelas sete primeiras letras do alfabeto latino. Desse modo, as notas musicais passaram a ser chamadas UT, RE, MI, FA, SOL, LA e SI. Posteriormente o nome DO substituiu o UT. O nome da nota SI formou-se das letras iniciais do último verso do hino como pode ser visto a seguir:Ut queant laxis Resonare fibris Mira gestorum Famuli tuorum Solve polluti Labii reatum Sancte Ioannes,que significa:"Para que teus servos possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João."

domingo, 28 de março de 2010

PARABÉNS!!!! O PROJETO FOI UM SUCESSO!!!

PARABÉNS A TODOS QUE SE ENVOLVERAM NESSE PROJETO!!!

FOI MARAVILHOSO!!!!

GOSTARIA DE AGRADECER A TODOS PROFESSORES E ALUNOS QUE DESENVOLVERAM O PROJETO TECNOLOGIA DAS CIÊNCIAS NA COPA DO MUNDO.

FOI UM DIA FABULOSO !!! SÁBADO LETIVO COM A CULMINÂNCIA DO PROJETO. MUITA INFORMAÇÃO... MUITA CRIATIVIDADE... PARABÉNS!!!

E DE FORMA ESPECIAL, QUERO AGRADECER ÀQUELE QUE CHAMO DE "PEQUENO/GRANDE HOMEM" - NOSSO QUERIDO PROFESSOR EVERALDO - PELO SEU GRANDIOSO ESFORÇO NA REALIZAÇÃO DESSE PROJETO QUE FICARÁ PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DA TEOREMA E NAS NOSSAS VIDAS.


SUCESSO TOTAL!!!