LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 5 de março de 2010

PROJETO TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR - 2010

PROJETO TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR

Um curso preparatório ao vestibular (popularmente conhecido como cursinho ou cursinho pré-vestibular) é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros do Ensino Médio que estão próximos de prestar o concurso vestibular (exame de seleção ao ensino superior) ou por qualquer indivíduo que deseja submeter-se a tal prova. Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares. Tais cursos são um fenômeno brasileiro da década de 1950, quando a demanda pelas vagas nas universidades aumentou. Eram famosos pelo uso técnicas de memorização, geralmente à base de músicas e rimas, que até hoje são comuns em alguns professores mais antigos. Enquanto negócio, os cursinhos oferecem margens de lucro de 20%, segundo um estudo da consultoria Hoper, uma vez que apresentam classes lotadas de alunos e uma infraestrutura simples.
Há muitas críticas ao modelo de funcionamento dos cursinhos, entre os quais destaca-se a ideia de que eles apenas transmitem aos alunos ideias e estratégias pré-determinadas para obterem sucesso nos vestibulares e não fazem o mais importante, que é fazê-los compreender o assunto ou preparar o aluno para a vida universitária. Entretanto, os cursinhos em geral argumentam que sua existência se deve à necessidade de cobertura de uma falha do sistema educacional, cumprindo, bem ou mal, uma função que muitas escolas não fazem ou não podem fazer: dar uma visão sistêmica do conteúdo exigido para o ingresso na Universidade




Resumo Descritivo:


O Cursinho pré-vestibular oferecido pela Escola Teorema vem preparando alunos que concluíram o Ensino Médio e não tiveram condições de deslocamento para outras cidades onde possam ter possibilidades de avançar seus conhecimentos. Assim sendo, diante dessa situação vem abrir suas portas para todas as pessoas que desejam ampliar seus horizontes e trilhar por uma estrada de sucesso, estudando com materiais de ótima qualidade e professores com formação universitária e renome na área educacional.

AS DIFICULDADES:.A maioria da população dos nossos jovens apresenta situações de carência e não tem condições de ingressarem num cursinho pré-vestibular, sendo provenientes de escolas que passaram por condições de riscos, deixando seus alunos despreparados para o enfrentamento de um processo seletivo.Na verdade, a realidade das instituições públicas de ensino impede o atendimento da real demanda para o perfeito andamento do ensino/aprendizagem. Há muitos jovens sonhando com tal oportunidade. Recebendo apoio da Sociedade, das diversas instituições, empresas, amigos, colaboradores, políticos, poderemos oportunizar muitos jovens ao ingresso na universidade. Promover o amadurecimento social desses alunos na interação com a sociedade, por fazer com que saibam que são capazes e por ajudá-los a atingir o seu objetivo, visto que temos um Campus da UFAL tão perto, um sonho que tornou-se realidade.
A PARCERIA: Com o objetivo de incorporar melhorias ao programa, o Teorema Pré-Vestibular busca parceiros não só para questões financeiras, mas para todos os assuntos pertinentes como com relação material didático, material de papelaria, eventos de capacitações de membros, eventos externos para nossos alunos e apoio de qualquer espécie para os alunos carentes.
O Programa Adote um Aluno do Teorema Pré-Vestibular: Este programa visa obtenção de recursos externos para atender a necessidades de alunos carentes, não tendo valor ou condição fixa de participação, com um valor de R$ 150,00 mensais. O recurso será utilizado EXCLUSIVAMENTE para este fim. Em anexo segue uma descrição detalhada do programa. Convidamos a participar desta iniciativa.





Descrição detalhada:

O Trabalho social e seus valores

Atualmente, vivemos na era de valorização da iniciativa social e do trabalho filantrópico. Mais do que isso, este campo se mostra um mercado lucrativo e empreendedor (vide filme: Quanto vale ou é por quilo?) o qual as grandes empresas buscam atingir. Resumidamente, além do abatimento da carga tributária, por ser empresa socialmente responsável, há a construção social da imagem da mesma, vinculada à melhora do país e atenção àqueles que mais necessitam.
Assim sendo, podemos facilmente perceber que muitas das ações sociais do nosso país estão desorganizadas e são completamente ineficientes. Dada essa crítica inicial, podemos nos questionar: que tipo de trabalho seria realizado pelo TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR?
Há dois grandes tipos de programas: assistenciais e educativos. Os primeiros, pontuais, de demanda, com claros objetivos e facilmente avaliados, em termos da sua abrangência e efetividade. Como exemplo, temos as arrecadações de dinheiro, alimentos e etc; Os outros, de longo prazo, muito além de uma simples demanda, com objetivos mais complexos e efetividade dificilmente quantificada, dada a natureza social e subjetiva do trabalho
De maneira prática, podemos dizer que ambos são importantes, e que cada um possui um desenho específico para um tipo de ação específica. O assistencial, por ter objetivos mais diretos (ex.: dar uma tonelada de alimentos à população de rua), talvez seja mais fácil; no entanto, somente os projetos educacionais é que propiciam a mudança da realidade social, com a criação de uma nova mentalidade e resumidamente, num trabalho com a comunidade e não para a comunidade.O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, ao ter esse tipo de projeto assistencialista, como contrapartida, coloca-se à disposição para oferecer todo o aparato para possíveis projetos de parcerias com as empresas que aderirem ao programa, após estudos preliminares.
O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR assegura que continuará atendendo os alunos no quesito de projeto educativo,através do programa “adote um aluno”, sendo que nossa colaboração é a transmissão de conhecimentos, que os alunos levarão consigo por toda a vida.



A proposta

O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR oferece auxílios e bolsas aos alunos carentes (classificados por uma equipe especializada) dentro de suas possibilidades. Porém, a prioridade do programa é sua auto-sustentação e continuidade, o que limita bastante nossas possibilidades de assistência. Por isso recursos externos, destinados UNICAMENTE para este fim são essenciais para atender a real demanda dos nossos alunos carentes.
O projeto visa à obtenção de recursos assistencialistas de qualquer espécie (dinheiro para material didático, auxilio transporte, alimentação, etc) para alunos bolsistas e carentes do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, visando à viabilização de sua permanência no programa. O doador poderá escolher, entre as possibilidades de auxílios preparados com conhecimento de causa pela direção, uma delas para adotar.
No caso de empresa envolvida, a empresa receberia o título de Empresa Cidadã – Adotamos um aluno do programa TEOREMA PRE-VESTIBULAR.
O aluno e o doador só teriam acesso um ao outro ao término do ano letivo para evitar exposições constrangedoras e possíveis protecionismos na escolha.
APOIO PEDAGÓGICO


ECP: Equipe de Coordenação Pedagógica que é responsável por todo andamento pedagógico do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, tratando de questões disciplinares, de atualidades, do material didático e das principais diretrizes do projeto.

DAP: tem o objetivo de dar todo suporte psico-pedagógico, oferecendo para os alunos acompanhamento psicológico, instrução para o estudo, para elaboração de provas, montagem de rotina de estudo, entre muitos assuntos pertinentes ao preparo para o vestibular.


Eventos

O TEOREMA PRE-VESTIBULAR enxerga a relação aluno-professor de forma diferente. Não se trata de uma simples relação mestre-aprendiz na qual um ensina e o outro passivamente aprende. Nós vamos além e buscamos nos alunos a motricidade que os arremessem em busca do conhecimento necessário nesse momento de suas vidas, o vestibular, e também em outros, que provavelmente virão depois dele, ou seja, a atitude de buscar seus objetivos e praticar o trabalho em conjunto é incentivada não só para que os alunos passem no vestibular, mas também para que eles sejam melhores profissionais e cidadãos.

Para que atinjamos esse objetivo entendemos que só as aulas não bastam. É por esse motivo que buscamos realizar diversos eventos que buscam aproximar professores e alunos, quebrar os estigmas que essa relação construiu em volta de si ao longo da história e atiçar os alunos à busca pelo conhecimento.
Teogincana
O Cujincana é a gincana do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. Não é uma gincana comum, é bem mais engraçada do que o normal e isso a faz diferente. É uma boa oportunidade de convivência entre os alunos e entre alunos e professores. Sem contar a diversão que é certa. A cada ano um tema é escolhido e explorado, sendo que as atividades além de divertir, servem de revisão de conceitos sobre o tema. O evento ainda promove a vinculação dos participantes, proporcionando um ambiente mais agradável e propício para o aprendizado. Estratégicamente marcado no mês de agosto, o evento trás ex-alunos para compartilharem experiências e incentivar os alunos para iniciar o segundo semestre, reta final no preparo para o vestibular.
Visitas Culturais
O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR estimula a visita a eventos culturais como o museus, cinemas, teatros, entre outros.
Musicuja
O Teomusica é o evento musical do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. Alunos e professores sobem ao palco e soltam a voz, sem medos ou timidez. É geralmente um dos últimos eventos realizados pelo TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, ou seja, nas proximidades do vestibular e antes do início da revisão. Por se tratar de um evento musical que não envolve muito os materiais de estudo, as matérias do vestibular, ele serve para tirar o estresse os alunos que estejam estressados e divertir a todos, além de explorar e estimular as aptidões artísticas de membros e alunos.
Teobol
O Teobol é um evento esportivo que envolve professores(as) e alunos(as) do TEOREMA PRE=VESTIBULAR. Atualmente a única modalidade do Teobol é o futebol, mas já estamos pensando em criar o Teolimpiadas, incluindo mais modalidades. Se trata de jogos entre alunos e professores para ver quem sai vencedor, mas na verdade isso pouco importa, o verdadeiro valor está na aproximação e diversão que o evento proporciona às duas partes, que na verdade são uma só, o TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. O evento explora o espírito de competitividade saudável, necessário no preparo destes jovens para o vestibular.



Sistema de Ensino

Por ser um cursinho com visão diferente, o CUJA tem sua pedagogia dinâmica, discutida quinzenalmente por uma equipe de coordenadores de disciplina e diretores. Todo nosso material é preparado pelos membros e atualizado anualmente. Conheça nosso sistema de ensino.
-Material didático: Consta de Módulos mensais inclusos nas mensalidades.

-Simulados - Ao longo do ano realizamos 04 simulados, incluíndo múltipla escolha e dissertativos, além de temáticos como FUVEST, UNICAMP, UNEB, UFAL e ENEM

-Redação: Quinzenalmente oficinas de redação são realizadas e as redações corrigidas por dois professores.
Biblioteca: Nossa biblioteca oferece aos alunos as principais obras literárias envolvidas no vestibular, além de material didático complementar como livro-textos. Além disso, oferece aos professores livros especializados em pedagogia e com conteúdo disciplinar para consulta

-Disciplina de apoio Psico-pedagógico: O TEOREMA PRE VESTIBULAR sabe que não é possível um bom preparo para o vestibular sem uma estruturação psicológica adequada, sem uma rotina de estudos organizada, sem conhecimento do perfil de provas, sem o bom aproveitamento do tempo. Por este motivo, disponiblizamos aos alunos do TEOREMA PRE-VESTIBULAR este acompanhamento para otimização dos resultados no preparo para o vestibular.



Comentário:

A proposta inicial de tal projeto poderia resolver problemas de alunos que o TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR atende, mas que pode perder por falta de maiores recursos para auxilio, trazendo maiores estímulos e também possibilidades a estes alunos. Assim, o caráter comunitário do programa seria aumentado, como iniciativa social, e também promovendo a cidadania.
O auxílio de empresas e simpatizantes do programa serviria também de incentivo a continuidade do mesmo nos próximos anos, enriquecendo a vida de todos os envolvidos com a vivência de colaborar para um mundo melhor, promover cidadania e cultivar o lado humano tão endurecido pelas culturas atuais.

Como aderir

Os interessados na inclusão do mesmo deverão procurar a direção da Escola Teorema, que orientará com relação as possibilidades e demandas que temos no momento.
O programa terá a duração de 11 meses, iniciando-se no mês de março, seguindo até novembro de 2010.Ressaltamos que a direção do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR está sempre à disposição para eventuais esclarecimentos, de segundas a sextas feiras na Escola Teorema.

Del miro Gouveia, 03 de março de 2010.












DELMIRO GOUVEIA – ALAGOAS
MARÇO/ 2010

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