LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Editora Positivo - Vídeo Institucional 2010

Sistema Positivo de Ensino - Campanha 2010

Novo Enem: Leitura de gráficos e tabelas

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Enem-2009 Entrevista com Prof. Reynaldo Fernandes (INEP)

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ES TV II - Primeiro lugar Enem - 20/11/08

Novo Enem: Dicas para uma boa redação

Como "chutar" em provas objetivas

COMO PASSAR EM CONCURSOS E VESTIBULARARES

Dicas de Como Passar em Provas e Concursos por William Douglas (PARTE 1)

TÉCNICAS DE ESTUDIO

Dicas de memorização p/ o vestibular

Motivação Para a Sua Aprovação no Vestibular!

HINO DOS VESTIBULANDOS

Diário de um vestibulando!

Motivação para o vestibular

Garoto de 13 anos passa em 1º no vestibular

3 tipos de profissional

POR UMA VIDA INCLUSIVA: EXPRESSÃO, SENSIBILIDADE E PRÁTICAS DE LAZER COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



APRESENTAÇÃO

Considerando a extensão da escola um dos pilares da sociedade que, consolidada com democracia, qualidade e compromisso social de contribuir para transformar tanto os rumos da escola como da sociedade, despertando o sentimento de pertencimento nos alunos, professores, administração e em especial na sociedade, este projeto que integra o universo educacional do núcleo Interdisciplinar de Estudos do lazer tem por objetivo vivenciar, de forma sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar. Ao propor práticas entre pessoas que assumem e/ou não uma deficiência, este projeto busca romper com o processo de exclusão social em diferentes dimensões do ser humano: saúde, educação, trabalho, lazer, o que significa despertar para se viver práticas para a aquisição de conhecimentos, compreensão de ideias e valores, formação de hábitos de convivência num mundo complexo e plural, resgatando o saber cultural como condição para a multidimensionalidade do exercício de ações que rompem com ações dicotômicas, discriminatórias, preconceituosas e de isolamentos. Como culminância deste projeto estaremos vivenciando a I Caminhada por uma Vida Inclusiva; expondo os resultados em eventos. Nossas parcerias serão a Secretaria Municipal de Saúde, a APAE, a AABB, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Associações e outros. O local pode ser os espaços naturais do nosso município, da AABB, do Oásis, das Praças Públicas, das escolas. A equipe de trabalho envolve professores de educação física, estagiários, monitores e outros colaboradores.










OBJETIVOS

Objetivo Geral

Vivenciar, de forma sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas práticas recreativas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar.



Objetivos Específicos

·         Construir práticas recreativas próprias da cultura corporal com pessoas com deficiência ou não sistematizando estudos e pesquisas com relevância sócio-cultural.
·         Contribuir para a expressão e sensibilidade das pessoas com deficiência ou não estimulando trocas de saberes e ações com cumplicidade.
·         Participar de eventos científicos culturais.
·         Contribuir para o processo de desenvolvimento local, estimulando a participação da pessoa com deficiência.
·         Planejamento e realização de oficinas, festivais e palestras com especialistas e/ou estudiosos dos problemas que afetam as pessoas com deficiência ou não.
·         Participar na organização e realização da Caminhada por Uma Vida Inclusiva realizada pelos Professores de Educação Física.
·         Elaborar a Agenda Deficiência, com orientações básicas sobre medidas, papéis e responsabilidades visando subsidiar a inclusão social das pessoas com deficiência.









ENCONTRO PEDAGÓGICO E CONSELHO DE CLASSE

INFORMES ADMINISTRATIVOS

1.REPOSIÇÃO DE AULAS AOS SÁBADOS
2.FALTAS DO(A) PROFESSOR(A) NÃO JUSTIFICADAS
3. AUSÊNCIA DEVERÁ SER COMUNICADA COM ANTECEDÊNCIA PARA ARTICULAÇÃO DOUTROS PROFESSORES ( POSSIBILITANDO ATIVIDADES PARA OS ALUNOS NÃO FICAREM OCIOSOS- HORÁRIOS VAGOS)
4.PROJETO DA ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: “O MUNDO MÁGICO DA MÚSICA”
5.SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5. CAMINHADA INCLUSIVA
6. ACORDOS ENTRE PROFESSOR/PROFESSOR, PROFESSOR/ALUNOS SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA À DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
7. O(A) PROFESSOR(A) NÃO DEVERÁ  MINISTRAR MAIS DE TRÊS 

AULAS DIÁRIAS NA MESMA TURMA

8. REVISÃO UFAL

9. MAPAS DE GEOGRAFIA – POSITIVO

10.CURSO DO POSITIVO – 15 DE SETEMBRO (ARAPIRACA)

11. VÍDEOCONFERÊNCIA  DO PORTAL POSITIVO

12. MAPA DA SALA

13. REUNIÃO DE PAIS E MESTRES (25 DE SETEMBRO)  HORÁRIO (?)

SUGESTÃO DE PAUTAS
.
14. REPRESENTANTES DE TURMAS

15. FERIADO  - DIA 16 

16.  SEM ATIVIDADES – DIA 17 (2º ANO DE FALECIMENTO DE LEAL)

17. DIA DO(A) PROFESSOR(A)

18.CURSO DO PETRÓLEO E GÁS

19. MATRÍCULAS 2011 – FRASE E UNIFORME

20. SIMULADO DO ENEM



INFORMES PEDAGÓGICOS
DIÁRIOS DE CLASSE- ATUALIZAÇÃO – MANTER NA SECRETARIA
PERÍODO DE RECUPERAÇÃO – 08 A 15/09
INICIO DO 4º BIM
PLANEJAMENTO RECUPERAÇÃO – 3º BIM
ENTREGA DE CRONOGRAMA DE PLANEJAMENTO
CONTEMPLAÇÃO DOS CONTEÚDOS
AVALIAÇÕES DO 4º BIM
ENTREGA DOS TESTES PARA SER DIGITADOS




PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA



ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETOS POR ÁREA
ESSA FOI A PROPOSTA FEITA NO INICIO DO ANO LETIVO
PROJETO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS
PERIODO DE REALIZAÇÃO
AVALIAÇÃO
O MUNDO DA MUSICA
O REFERIDO PROJETO VISA O RECONHECIMENTO DOS DIVERSOS RITMOS MUSICAIS E SEUS PRINCIPAIS INTERPRETES COMO FORMA DE VALORIZAR A INTERCULTURALIDADE MUSICAL.
- RECONHECER OS DIFERENTES ESTILOS MUSICAIS
- PROMOVER A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE
- VIVENCIAR  MOVIMENTOS CULTURAIS  ATRAVÉS DA MÚSICA

- PESQUISAS
- CRIAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLAR
- CONFECÇÃO DE MATERIAIS RELACIONADOS AO TEMA
- EXPOSIÇÕES
- APRESENTAÇÕES

JULHO/SETEMBRO
DURANTE TODO O PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA

JUSTIFICATIVA

Á partir das bases introdutórias e o trabalho interdisciplinar da área de Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias e Redação o projeto: "Gêneros Musicais e Suas Décadas ".
Esse projeto tem como princípio básico apresentar a clientela a ser atendida os produtos musicais e suas características marcantes, são eles: Composições, improvisações e interpretações. Com esses pressupostos a serem estudados o adolescente poderá compreender como apresenta-se o processo de criação de composições diversas e situar-se nos movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas, associados a outras linguagens artísticas no contexto histórico, social e geográfico, observados na sua diversidade, assim o adolescente compreenderá a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história. Sendo assim, considerando as riquezas culturais que os diferentes estilos musicais oferecem, o projeto possibilitará trabalhar em diversas áreas do conhecimento de forma crítica por meio dos gêneros musicais, realizando assim uma viagem pelo mundo da música brasileira.
Os gêneros musicais de cada década revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
 A partir de estudos prévios sobre os valores que a musicalidade possui e influenciam os indivíduos, o trabalho a ser realizado na Informática Educativa vem de encontro com os anseios desse processo educativo, pois aprende-se fecundamente como interpretarmos partituras, pois de forma geral as letras musicais nos traduzem diversas interpretações mostrando-nos o que há por de trás diversas ideologias, realizando-se assim um trabalho dentro de um processo dialético de ensino.
Faz-se necessário a apresentação do trabalho em conjunto das áreas devido ao cumprimento dos objetivos semelhantes, portanto os educadores sempre estarão trabalhando em consonância com o outro, ambos estarão realizando em conjunto com os adolescentes a confecção de instrumentos musicais para no final do projeto apresentarem uma coreografia. O professor poderá da  Educação Ambiental para realizará uma coletânea de materiais recicláveis para a confecção dos instrumentos musicais.
Considerando as diversas possibilidades gramaticais contextualizadas nas músicas, serão desenvolvidas as atividades específicas de linguagem, com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.
OBJETIVO GERAL

Ampliar o universo cultural dos adolescentes por meio da musicalidade em diferentes décadas.
Objetivos Específicos
·  Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética;
·  Favorecer um ambiente propício, a fim de que o aluno  desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer os diversos gêneros musicais nas diferentes décadas;
·  Desenvolver no adolescente a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona e melhor percepção de espaço, peso e tempo;
·  Estudo fecundo sobre vida e obra do renomado artista Heitor Villa Lobos fundador da Academia Brasileira de Música, fundada em 14 julho de 1945.
·  Apresentar ao adolescente a diversidade musical existente em nosso meio social e artístico ressaltando-os pontos relevantes através da interpretação e compreensão fecunda sobre os produtos musicais: Composições, interpretações e improvisações;
·  Conhecimento fecundo sobre a biografia de compositores e cantores que fizeram e fazem parte da história musical;
·  Com o crescimento excessivo da humanidade sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação e desejos crescentes, surgem com agilidade causando danos irreparáveis ao meio ambiente, com isso há a necessidade de se reciclar materiais tornando-os úteis em sua utilidade;
·  Participação dos adolescentes em diferentes atividades corporais e ambientais procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas e culturais;
·  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presente no cotidiano.
·  Refletir através dos gêneros musicais relações de respeito, amizade, auto-estima e propiciar as crianças e adolescentes o desenvolvimento psico social.
·  Apreciar e discutir de forma crítica diferentes formas de expressões utilizando a diversidade dos gêneros musicais;
·  Promover o gosto pela leitura partir das letras musicais despertando o interesse pela interpretação, reprodução escrita, ampliação de vocabulário;
·  Compreensão da leitura como fonte de informação e da língua como instrumento de divulgação de valores;
·  Se posicionar em relação aos fatos sabendo ouvir e respeitando opiniões.

DESENVOLVIMENTO
·  Socialização do projeto junto aos  adolescentes;
·  Abertura do projeto (banda, violão...);
·  Apresentação de músicas de diferentes décadas, fazendo uma seleção das que serão trabalhadas no respectivo semestre (cardápio musical);
·  Adequação do tema as áreas específicas de aprendizagem;
·  Pesquisas contextualizadas envolvendo o Computador (Internet) como ferramenta básica ao processo de ensino e aprendizagem;
·  Bibliografia básica de cantores e compositores selecionados;
·  Turmas: Ensino Fundamental e Médio – trabalhando diversos estilos musicais - oralidade e memorização - Produção escrita, interpretação gramatical;
·  Confecção de instrumentos musicais com utilização de materiais recicláveis.
·  A partir de estudos contextualizados em bases introdutórias utilizando-se de recursos diversos (Internet, acervos bibliográficos...) Realizar-se- á leitura e discussão do tema proposto. A Partir desse ponto serão produzidos murais sobre o assunto utilizando-se as diversas formas artísticas com informações sobre a biografia de Heitor Villa Lobos;
·  Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade de tempo, ritmo e o desenho do corpo no espaço;
·  Improvisação na dança, criando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados;
·  Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias;
·  Reconhecimento e distinção das diversas modalidades de movimentos e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança;
·  Interpretação e reflexão de músicas de diferentes décadas;
·  Entrevistas com moradores do bairro sobre a música e sua importância na sociedade e na cotidiano dos indivíduos;
·  Confecção de roupas das diferentes épocas com apresentação de desfile.
·  Produção escrita com bases em pesquisas contextualizadas utilizando-se como recurso a Internet e suas diversas funções;
·  Estudo sobre vida e obra de compositores, intérpretes e cantores renomados que compõem a Academia Brasileira de Música;
·  Apreciação e reprodução da biografia de Heitor Villa Lobos como forma complementar dos trabalhos realizados no Cultural, onde nessa área artística, os adolescentes reproduzirão fotos e imagens do mesmo;
·  Estudo significativo sobre as letras das músicas de Chico Buarque de Holanda enfatizando o porquê de seu exílio (influências políticas daquela época), estendendo-se a sua biografia;
·  Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades, pela possibilidade de uma escuta simultânea, portanto a apresentação dos recursos acústicos atuais desenvolvem a capacidade de comparações nas diferentes épocas;
·  Apresentação de produtos musicais como: composições, improvisações e interpretações de forma diferenciada;
·  Utilização de sites fornecidos pelo Centro Tecnológico que apresentam músicas por diferentes décadas;
·  Possível publicação do projeto no Portal do Positivo e blog da escola
·  Contemplar o conteúdo do projeto a ser desenvolvido promovendo trocas entre os grupos com atividades seletivas e competitivas, mesclando de forma equilibrada o compromisso ambiental e corporal para com a natureza;
·  Estudo de partituras musicais que apresentem diversas interpretações em prol da preservação ambiental;
·  Serão realizadas apresentações lúdicas e expressivas em manifesto a preservação ambiental, apresentando o ontem e o hoje da natureza e, o porquê da utilização de materiais recicláveis;
·  Atividades que revelam expressões artísticas evidenciarão o trabalho mesclando com brincadeiras e pequenas coreografias utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis.
·  Utilização de filmes como forma de sensibilização, tendo como sugestões os seguintes:
  1. O SOM DO CORAÇÃO(uma história comovente, a magia da música e o poder do amor); 2. A VOZ DO CORAÇÃO; 3. ORQUESTRA DOS MENINOS de Paulo Thiago; 4.O VISITANTE de Richard Jenkins.
·  Realização de abordagens grupais em temas específicos, de acordo com algumas musicas proporcionando análise crítica;
·  Reflexão sobre a influência dos gêneros musicais, na vida e no cotidiano das pessoas;
·  Discussão através de comparação sobre a influência das musicas nas atitudes e posturas dos jovens, assim do próprio artista;
·  Divisão dos grupos por faixa etária.

Prática de Leitura
·  Ler textos (músicas e história da música, biografias de cantores...)
·  Selecionar informações;
·  Identificar anotações, notícias, reportagens e resumos;
·  Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros;
·  Estabelecer relações entre diversos textos acerca de um mesmo tema (oral);
·  Fazer levantamento do que se entende e do que não se entendeu do texto lido;
·  Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras desconhecidas;
·  Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita;
 
Prática de Escrita
·  Produzir textos utilizando referências (biografias, histórias e décadas musicais) individual e coletivo;
·  Organizar fatos relacionados a cada época;
·  Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia, oral e escrita;
·  Fazer correção utilizando referência;
·  Revisão dos textos verificando pontuação, concordância..
·  Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns;
·  Garantir a coesão textual.
 
Comunicação Oral
·  Discutir e expressar sentimentos oferecidos pelas letras das músicas;
·  Analisar e comentar de forma crítica o que a música expressa sobre a realidade;
·  Gravar comentários e ouvi-los para reelaborar idéias.



AVALIAÇÃO
·  Contínua no decorrer do projeto e apresentação do produto final.
 

OBSERVAÇÃO: ESSE PROJETO NÃO ESTÁ PRONTO. ELE PRECISA SER APRECIADO POR VOCÊ. VEJA QUE NOS OBJETIVOS E NO DESENVOLVIMENTO TEM ALGUMAS COISAS REPETIDAS, JUSTAMENTE PARA SER SELECIONADAS E BURILADAS POR TODOS QUE DESEJEM MELHORAR O MESMO. PORTANTO, FAÇA MODIFICAÇÕES À VONTADE. SUGIRA. COLOQUE MAIS OBSERVAÇÕES E CRÍTICAS PARA QUE SEJA BEM TRABALHADO.