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LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO
- A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
POR UMA VIDA INCLUSIVA: EXPRESSÃO, SENSIBILIDADE E PRÁTICAS DE LAZER COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
APRESENTAÇÃO
Considerando a
extensão da escola um dos pilares da sociedade que, consolidada com
democracia, qualidade e compromisso social de contribuir para transformar
tanto os rumos da escola como da sociedade, despertando o sentimento de
pertencimento nos alunos, professores, administração e em especial na
sociedade, este projeto que integra o universo educacional do núcleo
Interdisciplinar de Estudos do lazer tem por objetivo vivenciar, de forma
sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a
construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando
juntas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal
através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar. Ao propor
práticas entre pessoas que assumem e/ou não uma deficiência, este projeto
busca romper com o processo de exclusão social em diferentes dimensões do ser
humano: saúde, educação, trabalho, lazer, o que significa despertar para se
viver práticas para a aquisição de conhecimentos, compreensão de ideias e
valores, formação de hábitos de convivência num mundo complexo e plural,
resgatando o saber cultural como condição para a multidimensionalidade do
exercício de ações que rompem com ações dicotômicas, discriminatórias,
preconceituosas e de isolamentos. Como culminância deste projeto estaremos
vivenciando a I Caminhada por uma Vida Inclusiva; expondo os resultados em
eventos. Nossas parcerias serão a Secretaria Municipal de Saúde, a APAE, a
AABB, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Associações e
outros. O local pode ser os espaços naturais do nosso município, da AABB, do
Oásis, das Praças Públicas, das escolas. A equipe de trabalho envolve
professores de educação física, estagiários, monitores e outros
colaboradores.
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OBJETIVOS
Objetivo Geral
Vivenciar, de forma sistemática, práticas
lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer
de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas práticas recreativas com
trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu
brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar.
Objetivos Específicos
·
Construir práticas recreativas próprias da
cultura corporal com pessoas com deficiência ou não sistematizando estudos e
pesquisas com relevância sócio-cultural.
·
Contribuir para a expressão e sensibilidade
das pessoas com deficiência ou não estimulando trocas de saberes e ações com
cumplicidade.
·
Participar de eventos científicos culturais.
·
Contribuir para o processo de desenvolvimento
local, estimulando a participação da pessoa com deficiência.
·
Planejamento e realização de oficinas,
festivais e palestras com especialistas e/ou estudiosos dos problemas que
afetam as pessoas com deficiência ou não.
·
Participar na organização e realização da
Caminhada por Uma Vida Inclusiva realizada pelos Professores de Educação
Física.
·
Elaborar a Agenda Deficiência, com orientações
básicas sobre medidas, papéis e responsabilidades visando subsidiar a
inclusão social das pessoas com deficiência.
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ENCONTRO PEDAGÓGICO E CONSELHO DE CLASSE
INFORMES ADMINISTRATIVOS
INFORMES PEDAGÓGICOS
1.REPOSIÇÃO
DE AULAS AOS SÁBADOS
2.FALTAS
DO(A) PROFESSOR(A) NÃO JUSTIFICADAS
3.
AUSÊNCIA DEVERÁ SER COMUNICADA COM ANTECEDÊNCIA PARA ARTICULAÇÃO DOUTROS
PROFESSORES ( POSSIBILITANDO ATIVIDADES PARA OS ALUNOS NÃO FICAREM OCIOSOS-
HORÁRIOS VAGOS)
4.PROJETO
DA ÁREA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS: “O MUNDO MÁGICO DA MÚSICA”
5.SEMINÁRIO
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
5. CAMINHADA INCLUSIVA
6. ACORDOS ENTRE PROFESSOR/PROFESSOR,
PROFESSOR/ALUNOS SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA À DIREÇÃO/COORDENAÇÃO
7. O(A) PROFESSOR(A)
NÃO DEVERÁ MINISTRAR MAIS DE TRÊS
AULAS
DIÁRIAS NA MESMA TURMA
8. REVISÃO UFAL
9. MAPAS DE
GEOGRAFIA – POSITIVO
10.CURSO DO POSITIVO
– 15 DE SETEMBRO (ARAPIRACA)
11.
VÍDEOCONFERÊNCIA DO PORTAL POSITIVO
12. MAPA DA SALA
13. REUNIÃO DE PAIS
E MESTRES (25 DE SETEMBRO) HORÁRIO (?)
SUGESTÃO DE PAUTAS
.
14. REPRESENTANTES
DE TURMAS
15. FERIADO - DIA 16
16. SEM ATIVIDADES – DIA 17 (2º ANO DE
FALECIMENTO DE LEAL)
17. DIA DO(A)
PROFESSOR(A)
18.CURSO DO PETRÓLEO
E GÁS
19. MATRÍCULAS 2011
– FRASE E UNIFORME
20. SIMULADO DO ENEM
DIÁRIOS
DE CLASSE- ATUALIZAÇÃO – MANTER NA SECRETARIA
PERÍODO
DE RECUPERAÇÃO – 08 A 15/09
INICIO DO
4º BIM
PLANEJAMENTO
RECUPERAÇÃO – 3º BIM
ENTREGA
DE CRONOGRAMA DE PLANEJAMENTO
CONTEMPLAÇÃO
DOS CONTEÚDOS
AVALIAÇÕES
DO 4º BIM
ENTREGA
DOS TESTES PARA SER DIGITADOS
PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA
ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETOS POR ÁREA
ESSA FOI A PROPOSTA FEITA NO INICIO DO
ANO LETIVO
PROJETO
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JUSTIFICATIVA
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OBJETIVOS
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ESTRATÉGIAS
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PERIODO
DE REALIZAÇÃO
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AVALIAÇÃO
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O MUNDO DA MUSICA
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O REFERIDO PROJETO VISA O
RECONHECIMENTO DOS DIVERSOS RITMOS MUSICAIS E SEUS PRINCIPAIS INTERPRETES
COMO FORMA DE VALORIZAR A INTERCULTURALIDADE MUSICAL.
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- RECONHECER OS DIFERENTES ESTILOS
MUSICAIS
- PROMOVER A INTERCULTURALIDADE
ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE
- VIVENCIAR MOVIMENTOS CULTURAIS ATRAVÉS DA MÚSICA
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- PESQUISAS
- CRIAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLAR
- CONFECÇÃO DE MATERIAIS RELACIONADOS
AO TEMA
- EXPOSIÇÕES
- APRESENTAÇÕES
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JULHO/SETEMBRO
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DURANTE TODO O PROCESSO DE EXECUÇÃO
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PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA
JUSTIFICATIVA
Á partir das bases introdutórias e o trabalho interdisciplinar da área de Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias e Redação o projeto: "Gêneros Musicais e Suas Décadas ".
Esse projeto tem como princípio básico apresentar a clientela a ser atendida os produtos musicais e suas características marcantes, são eles: Composições, improvisações e interpretações. Com esses pressupostos a serem estudados o adolescente poderá compreender como apresenta-se o processo de criação de composições diversas e situar-se nos movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas, associados a outras linguagens artísticas no contexto histórico, social e geográfico, observados na sua diversidade, assim o adolescente compreenderá a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história. Sendo assim, considerando as riquezas culturais que os diferentes estilos musicais oferecem, o projeto possibilitará trabalhar em diversas áreas do conhecimento de forma crítica por meio dos gêneros musicais, realizando assim uma viagem pelo mundo da música brasileira.
Os gêneros musicais de cada década revela o modo de
perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes
tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A partir de
estudos prévios sobre os valores que a musicalidade possui e influenciam os
indivíduos, o trabalho a ser realizado na Informática Educativa vem de encontro
com os anseios desse processo educativo, pois aprende-se fecundamente como
interpretarmos partituras, pois de forma geral as letras musicais nos traduzem diversas
interpretações mostrando-nos o que há por de trás diversas ideologias,
realizando-se assim um trabalho dentro de um processo dialético de ensino.
Faz-se necessário a apresentação do trabalho em
conjunto das áreas devido ao cumprimento dos objetivos semelhantes, portanto os
educadores sempre estarão trabalhando em consonância com o outro, ambos estarão
realizando em conjunto com os adolescentes a confecção de instrumentos musicais
para no final do projeto apresentarem uma coreografia. O professor poderá
da Educação Ambiental para realizará uma
coletânea de materiais recicláveis para a confecção dos instrumentos musicais.
Considerando as diversas possibilidades gramaticais
contextualizadas nas músicas, serão desenvolvidas as atividades específicas de linguagem,
com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.
OBJETIVO
GERAL
Ampliar o universo cultural dos adolescentes por meio da musicalidade em diferentes décadas.
Objetivos
Específicos
· Propiciar o desenvolvimento do
pensamento artístico e da percepção estética;
· Favorecer um ambiente propício,
a fim de que o aluno desenvolva sua
sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas
quanto na ação de apreciar e conhecer os diversos gêneros musicais nas
diferentes décadas;
· Desenvolver no adolescente a
compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de
como seu corpo funciona e melhor percepção de espaço, peso e tempo;
· Estudo fecundo sobre vida e obra
do renomado artista Heitor Villa Lobos fundador da Academia Brasileira de
Música, fundada em 14 julho de 1945.
· Apresentar ao adolescente a
diversidade musical existente em nosso meio social e artístico ressaltando-os
pontos relevantes através da interpretação e compreensão fecunda sobre os
produtos musicais: Composições, interpretações e improvisações;
· Conhecimento fecundo sobre a
biografia de compositores e cantores que fizeram e fazem parte da história
musical;
· Com o crescimento excessivo da
humanidade sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação e desejos
crescentes, surgem com agilidade causando danos irreparáveis ao meio ambiente,
com isso há a necessidade de se reciclar materiais tornando-os úteis em sua
utilidade;
· Participação dos adolescentes em
diferentes atividades corporais e ambientais procurando adotar uma atitude
cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por
razões sociais, físicas e culturais;
· Conhecer, valorizar, apreciar e
desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presente
no cotidiano.
· Refletir através dos gêneros
musicais relações de respeito, amizade, auto-estima e propiciar as crianças e
adolescentes o desenvolvimento psico social.
· Apreciar e discutir de forma
crítica diferentes formas de expressões utilizando a diversidade dos gêneros
musicais;
· Promover o gosto pela leitura
partir das letras musicais despertando o interesse pela interpretação,
reprodução escrita, ampliação de vocabulário;
· Compreensão da leitura como fonte
de informação e da língua como instrumento de divulgação de valores;
· Se posicionar em relação aos
fatos sabendo ouvir e respeitando opiniões.
DESENVOLVIMENTO
· Socialização do projeto junto
aos adolescentes;
· Abertura do projeto (banda, violão...);
· Apresentação de músicas de
diferentes décadas, fazendo uma seleção das que serão trabalhadas no respectivo
semestre (cardápio musical);
· Adequação do tema as áreas
específicas de aprendizagem;
· Pesquisas contextualizadas
envolvendo o Computador (Internet) como ferramenta básica ao processo de ensino
e aprendizagem;
· Bibliografia básica de cantores
e compositores selecionados;
· Turmas: Ensino Fundamental e
Médio – trabalhando diversos estilos musicais - oralidade e memorização - Produção
escrita, interpretação gramatical;
· Confecção de instrumentos
musicais com utilização de materiais recicláveis.
· A partir de estudos
contextualizados em bases introdutórias utilizando-se de recursos diversos
(Internet, acervos bibliográficos...) Realizar-se- á leitura e discussão do
tema proposto. A Partir desse ponto serão produzidos murais sobre o assunto
utilizando-se as diversas formas artísticas com informações sobre a biografia
de Heitor Villa Lobos;
· Experimentação na movimentação
considerando as mudanças de velocidade de tempo, ritmo e o desenho do corpo no
espaço;
· Improvisação na dança, criando,
registrando e repetindo seqüências de movimentos criados;
· Seleção e organização de
movimentos para a criação de pequenas coreografias;
· Reconhecimento e distinção das
diversas modalidades de movimentos e suas combinações como são apresentadas nos
vários estilos de dança;
· Interpretação e reflexão de
músicas de diferentes décadas;
· Entrevistas com moradores do
bairro sobre a música e sua importância na sociedade e na cotidiano dos
indivíduos;
· Confecção de roupas das
diferentes épocas com apresentação de desfile.
· Produção escrita com bases em
pesquisas contextualizadas utilizando-se como recurso a Internet e suas
diversas funções;
· Estudo sobre vida e obra de
compositores, intérpretes e cantores renomados que compõem a Academia
Brasileira de Música;
· Apreciação e reprodução da
biografia de Heitor Villa Lobos como forma complementar dos trabalhos
realizados no Cultural, onde nessa área artística, os adolescentes reproduzirão
fotos e imagens do mesmo;
· Estudo significativo sobre as
letras das músicas de Chico Buarque de Holanda enfatizando o porquê de seu
exílio (influências políticas daquela época), estendendo-se a sua biografia;
· Atualmente, o desenvolvimento
tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as
referências musicais das sociedades, pela possibilidade de uma escuta
simultânea, portanto a apresentação dos recursos acústicos atuais desenvolvem a
capacidade de comparações nas diferentes épocas;
· Apresentação de produtos
musicais como: composições, improvisações e interpretações de forma
diferenciada;
· Utilização de sites fornecidos
pelo Centro Tecnológico que apresentam músicas por diferentes décadas;
· Possível publicação do projeto
no Portal do Positivo e blog da escola
· Contemplar o conteúdo do projeto
a ser desenvolvido promovendo trocas entre os grupos com atividades seletivas e
competitivas, mesclando de forma equilibrada o compromisso ambiental e corporal
para com a natureza;
· Estudo de partituras musicais
que apresentem diversas interpretações em prol da preservação ambiental;
· Serão realizadas apresentações
lúdicas e expressivas em manifesto a preservação ambiental, apresentando o
ontem e o hoje da natureza e, o porquê da utilização de materiais recicláveis;
· Atividades que revelam
expressões artísticas evidenciarão o trabalho mesclando com brincadeiras e
pequenas coreografias utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados
com materiais recicláveis.
· Utilização de filmes como forma
de sensibilização, tendo como sugestões os seguintes:
- O SOM DO CORAÇÃO(uma história comovente, a magia da música e o poder do amor); 2. A VOZ DO CORAÇÃO; 3. ORQUESTRA DOS MENINOS de Paulo Thiago; 4.O VISITANTE de Richard Jenkins.
· Realização de abordagens grupais
em temas específicos, de acordo com algumas musicas proporcionando análise
crítica;
· Reflexão sobre a influência dos
gêneros musicais, na vida e no cotidiano das pessoas;
· Discussão através de comparação
sobre a influência das musicas nas atitudes e posturas dos jovens, assim do
próprio artista;
· Divisão dos grupos por faixa
etária.
Prática de Leitura
·
Ler textos (músicas e história da música, biografias de cantores...)
·
Selecionar informações;
·
Identificar anotações, notícias, reportagens e resumos;
·
Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros;
·
Estabelecer relações entre diversos textos acerca de um mesmo tema
(oral);
·
Fazer levantamento do que se entende e do que não se entendeu do texto
lido;
·
Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras
desconhecidas;
·
Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita;
Prática de Escrita
·
Produzir textos utilizando referências (biografias, histórias e décadas
musicais) individual e coletivo;
·
Organizar fatos relacionados a cada época;
·
Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia, oral e escrita;
·
Fazer correção utilizando referência;
·
Revisão dos textos verificando pontuação, concordância..
·
Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns;
·
Garantir a coesão textual.
Comunicação Oral
·
Discutir e expressar sentimentos oferecidos pelas letras das músicas;
·
Analisar e comentar de forma crítica o que a música expressa sobre a
realidade;
·
Gravar comentários e ouvi-los para reelaborar idéias.
AVALIAÇÃO
OBSERVAÇÃO:
ESSE PROJETO NÃO ESTÁ PRONTO. ELE PRECISA SER APRECIADO POR VOCÊ. VEJA QUE NOS
OBJETIVOS E NO DESENVOLVIMENTO TEM ALGUMAS COISAS REPETIDAS, JUSTAMENTE PARA
SER SELECIONADAS E BURILADAS POR TODOS QUE DESEJEM MELHORAR O MESMO. PORTANTO,
FAÇA MODIFICAÇÕES À VONTADE. SUGIRA. COLOQUE MAIS OBSERVAÇÕES E CRÍTICAS PARA
QUE SEJA BEM TRABALHADO.
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