LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

quarta-feira, 17 de março de 2010

AULA DE ARTES - 2º ANO - 16/03/10




MOMENTO CIVICO NA TEOREMA - 16/03/2010





ATENÇÃO, PESSOAL!!!!!

PRÓXIMO SÁBADO, DIA 20 DE MARÇO TEREMOS REPOSIÇÃO DE AULAS.

AGUARDE O HORÁRIO !!!

domingo, 14 de março de 2010

LEMBRETE SOBRE O REPRESENTANTE DE TURMA

CARO ALUNO!!

VEJA BEM EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA REPRESENTAR SUA TURMA.

OBSERVE BEM OS CRITÉRIOS PARA ELEGER O SEU LIDER.

AFINAL, ELE VAI FALAR POR VOCÊ E POR TODA SUA TURMA.

RECADINHO para o TERCEIRÃO

QUE TAL O PRÓXIMO TROTE TER COMO TEMA A "PÁSCOA" ????

PENSEM NOS OBJETIVOS... OVOS, CHOCOLATES...

Atenção!!!

PRECISO SABER QUAIS SÃO OS ALUNOS DA TEOREMA QUE TOCAM ALGUM INSTRUMENTO E DANÇAM

PROJETO TEOMUSICARTE

PROJETO: TEOMUSICARTE

1. Apresentação

Os temas transversais trabalham a transdisciplinaridade que questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento. A visão compartimentada da realidade impede que se perceba a inter-relação disciplinar. Os temas transversais tem natureza diferente das áreas convencionais do currículo escolar. Por definição, nenhuma área é sozinha, suficiente para abordá-los. Ao contrário, sua problemática exige que diferentes campos do conhecimento se integrem e formem uma rede que propicie a relação com conhecimento adquirido no cotidiano. Na prática educativa, a transversalidade estimula a relação entre aprender na realidade e aprender com a realidade dos conhecimentos teoricamente sistematizados e a vida real. (PROJETO DESIGN SOCIAL, 1998).

A música é um conteúdo importante e indispensável para o desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais. Aprendizagem musical, bem conduzida e profunda, resulta em melhorias sensíveis na aprendizagem de outros conteúdos. A melhoria do desempenho escolar, conforme se observa no projeto Bolton, é um objeto interessante de investigação no campo da neurociência. Os resultados de tais investigações, por sua vez, poderão enriquecer mais ainda a articulação entre a educação musical e outras dimensões do currículo. Embora a arte possa ser a sua própria justificativa em termos educacionais, as aprendizagens artísticas podem alavancar outras aprendizagens.Volto à música. A contribuição de Perret certamente faz muita diferença. Ela apresenta um caminho que pode enriquecer a educação e, ao mesmo tempo, indicar rumos para aprendizagens mais prazerosas.

O projeto TEOMUSICARTE busca proporcionar a reflexão, elaboração e execução de projetos artísticos a partir da perspectiva das Artes Integradas, estando interligado a disciplina de Artes, sob a coordenação do Professor Albertino Teixeira de Souza.

A implantação deste projeto visa fomentar estas ações oferecendo suportes teórico, prático, técnico e logístico, contribuindo deste modo para uma consciência profissional mais contemporânea e ao mesmo tempo de acordo com as atuais potencialidades de produção artística realizadas.

Este projeto a ser realizado na Escola Teorema, permitirá ampliar a perspectiva da construção artística e a diversidade de ofertas culturais realizadas na região.

Em encontros semanais com voluntários, alunos e comunidade, as ações previstas vão desde a análise de metodologias de criação artística até a elaboração de propostas de criação artística individual ou em grupo.

2. Objetivos:

2.1. Geral:


Fomentar a criação e produção artística local a partir das atividades do Laboratório de Criação e Produção Artística, sob a coordenação de um grupo formado com o propósito de realizar análises, crítica, reflexão, experimentação, criação e produção artística. Buscando, assim, contribuir para a melhora do desenvolvimento artístico-cultural local, a partir da difusão cultural e de projetos artísticos através de ações positivas.

2.2. Especificos:

v Associar a música à tradição de várias culturas de diversas épocas,

v Perceber o sentido socializante da música em tempos de diversidade dos meios de comunicação,

v Perceber a presença da música no cotidiano: o silêncio e os sons da voz, do corpo, do meio ambiente,

v Evidenciar as diferentes formas de organização dos sons através de exercícios, jogos ou brincadeiras.

v Proporcionar a vivência das crianças e adolescentes em grupos mistos: estudantes de escolas públicas e privadas,

v Possibilitar a reflexão e análise das atividades realizadas pelos alunos,

v Iniciar a sistematização de um Projeto Música em Delmiro Gouveia.

3. Quanto aos alunos, os objetivos do Projeto de TeoMúsicArte visam criar:

v Um público novo para os concertos com conhecimento musical mais abrangente, capaz de absorver o universo musical,

v Oferecer a possibilidade aos alunos de conhecer melhor os instrumentos de uma orquestra e a música através de um ensino prazeroso e social,

v Despertar um novo hábito cultural de grande valor espiritual.

v Proporcionar a oportunidade dos alunos conhecerem os sons, e apreciarem a música e o entorno relacionado a ela,

v Contribuir de forma significativa na ampliação de repertório cultural, educacional e conseqüentemente social,

v Apresentar um universo artístico pouco conhecido,

v Proporcionar a reflexão sobre a construção desse novo conhecimento pessoal (música) dentro da própria comunidade em que moram e trabalhar o compromisso e a responsabilidade social que essas crianças e adolescentes têm com seu próprio futuro.

v Oferecer às crianças e aos adolescentes, a possibilidade de conhecer melhor os instrumentos e a música através de um ensino que é, ao mesmo tempo, prazeroso e social,

v Oferecer aos alunos um hobby de grande valor espiritual,

v Criar um público novo com conhecimento musical mais abrangente, portanto mais apto a absorver tudo que lhe é mostrado.

4. A composição das turmas e a duração das atividades do Projeto TeoMúsicArte, está assim disposta:

Será feito um levantamento dos alunos que já têm aptidões com instrumentos musicais. Em seguida, a formação de um grupo que objetive desenvolver aptidões musicais a partir de oficinas de música.

5. Metodologia

As atividades com crianças e adolescentes deverão ser desenvolvidas na Escola Teorema na sala de Oficina de Artes sob a coordenação do Professor Albertino.

As atividades são elaboradas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e com o objetivo de trabalhar a música como instrumento facilitador da transdisciplinaridade (ou a música como tema gerador), ou seja:

· Associada à tradição de diversas culturas e de diversas épocas,

· A facilidade de acesso pela diversidade dos meios de comunicação e multiplicação do som, e seu sentido socializante (formação de grupos),

· A sua presença no cotidiano: o silêncio, sons da voz, do corpo, do meio ambiente (natureza e de casa),

· Através de exercícios, jogos ou brincadeiras, evidenciar as diferentes formas de organização dos sons (tipos e estilos de músicas), características melódicas e rítmicas,

· Os instrumentos musicais (conhecidos ou inventados), as bandas, orquestras, as letras de canções (emoções),

· Analisar a música de um novo ângulo, ou seja, como suporte para trabalhar as áreas do ensino fundamental, abrangendo diversas disciplinas, tais como história, geografia, física e outras.

A dinâmica das atividades de sensibilização para crianças e adolescentes deverão ser conduzida por um coordenador e monitores conhecedores de música e deverá didaticamente assim ser dividida:

· Apresentação: situando sons do cotidiano, através de gravação prévia,

· Discussão sobre história e lendas sobre música e instrumentos,

· Leitura de textos musicais para crianças e jovens, com o objetivo de os participantes prepararem uma abordagem a ser trabalhada em classe com os alunos.

· Avaliação de cada encontro.

· Realizar estudos sobre diversas metodologias no processo de criação e produção artística, apoiados na análise e crítica através de leituras e observação de obras;

· Experimentar diferentes práticas artísticas em ações coletivas e individuais;

· Proporcionar exercícios de criação com diversos materiais, procedimentos e técnicas;

· Incentivar e orientar a elaboração de propostas artísticas individuais ou em grupos;

· Realizar estudos teóricos e práticos sobre as temáticas propostas através de apresentações, debates, análises e aprofundamento conceitual dos projetos artísticos;

· Possibilitar a utilização do laboratório a modo de ateliê livre para a realização dos trabalhos propostos;

· Apresentar, analisar e debater as obras realizadas;

· Estabelecer as linhas de atuação na divulgação dos procedimentos e resultados obtidos;

· Apresentar os resultados e processos artísticos desenvolvidos à comunidade;

6. Recursos Materiais:

  1. 01 Estante partitura
  2. 01 Bateria Road
  3. 01 Hit-hat orion revolution pro 13
  4. 01 Mine cubo mega amp
  5. 01 Guitarra phdevix mostarda
  6. 01 Estante prato hard-tec rmv
  7. 01 Prato orion revolutio 16
  8. 01 Prato orion revolucio 10
  9. 01Banco bateria
  10. 01 Caixa amplificada

7. Avaliação:

Avaliar coletivamente a metodologia, participação, divulgação e resultados alcançados no decorrer do projeto.