LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 5 de março de 2010

REDAÇÃO NO VESTIBULAR

Como é avaliada a redação?

A Prova

A prova de Língua Portuguesa e Redação incluirá 25 questões de escolha múltipla e uma parte específica que corresponde à Redação. Cada uma das partes representa 50% do escore bruto total da prova de Língua Portuguesa e Redação.
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Avaliação

A Prova de Redação será avaliada em duas modalidades - analítica e holística - por examinadores distintos, e cada um atribuirá escores independentes entre 0 e 10. Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, considerar-se-á que houve discrepância na avaliação da redação. Nesse caso, a redação será reavaliada por outro examinador, que irá ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou atribuir novo(s) escore(s), para desfazer a discrepância e registrar os novos resultados.
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Resultado

O resultado final da Prova de Redação será representado pela média dos escores das modalidades analítica e holística e expresso, através de conversão, por um escore entre 0 e 25 (número de questões da Prova de Língua Portuguesa).
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Eliminação

Os candidatos eliminados do concurso na pré-classificação não terão sua Redação corrigida.
As regras em vigor estabelecem que serão eliminados os candidatos que:
• a) não acertarem no mínimo uma questão em cada uma das nove provas constituídas por itens de escolha múltipla;
• b) atingirem menos de 30% de acertos no total das questões de escolha múltipla das nove provas;
• c) estiverem ordenados, conforme definido no item 6.1 deste Edital, para o curso de 1ª opção ao qual estão concorrendo, em uma posição de ordenamento maior que 4 vezes o número de vagas oferecidas para o referido curso;
• d) obtiverem em qualquer uma das nove provas escore padronizado igual ou menor do que zero;
• e) obtiverem escore inferior a 30% do escore máximo na prova de Redação.
A redução de 40% para 30% (prevista no critério 2 acima) implicaria a avaliação de 23.388 redações, conforme detalhado acima, no item 2, p. 14. Enquanto pela exigência de 40% se esperariam menos de 14.000 redações, a exigência de 30% faria aumentar em mais de 9.000 os textos a serem avaliados.
Com essa perspectiva, a UFRGS possibilitou manter sob controle o número de textos a serem avaliados. Esse critério excluiu candidatos que, embora tivessem atendido aos dois primeiros quesitos, continuariam tão longe da classificação que seria impossível obtê-la.
Entretanto, essa mudança de critérios gerou um conjunto de redações de uma população de candidatos diferente do padrão habitual. Com essa medida, a UFRGS esperava um conjunto de textos mais representativo da faixa média, em termos de competência expressiva. O corte reduzido a 30% indicava essa possibilidade, mas, por outro lado, assegurava a presença de candidatos suficientes para atender às vagas em primeira opção, para todos os cursos.

PEÇA POR PEÇA, A ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO

O fator Estrutura e Conteúdo constitui uma parte importante da avaliação analítica das redações da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Veja o que é observado em cada um dos itens em que o tópico está dividido:

1 – Ângulo de abordagem:

1.1 – Clareza: Os avaliadores não exigem que o autor apresente a idéia central de sua dissertação logo no primeiro parágrafo. Mas o ponto de vista do vestibulando – o que ele realmente pensa sobre o tema proposto – tem de estar explícito no texto. A redação tem de assumir, efetivamente, uma posição, não ficar em cima do muro.
OBS.: se o texto foge parcialmente do tema proposto, a nota será calculada apenas com metade do peso. Se for identificada uma fuga total do tema, a nota é zero.
1. 2 – Consistência: O texto não pode desviar-se do ponto de vista apresentado. Toda a dissertação tem de girar em torno da posição manifestada, sem contradições. O desdobramento da redação, até a conclusão, deve atender ao que foi anunciado na apresentação do ponto de vista. Os exemplos usados têm de estar relacionados aos argumentos e, este, ao ponto de vista central.
1.3 – Autonomia: O texto tem de revelar esforço pela autoria, apresentar subjetividade e, por conseqüência, gerar interesse no leitor. A autonomia do texto manifesta-se quando o redator organiza as idéias seguindo seus próprios critérios, não se apegando a modelos prévios ou a lugares-comuns.
2 – Estrutura do parágrafo
A maioria dos parágrafos do texto deverá ter, no mínimo, dois períodos. Mas não há um limite rígido para o numero de linhas do parágrafo. O que é analisado é se cada parágrafo expressa uma idéia completa e se a divisão em parágrafos favorece a progressão do texto, evitando a repetição de afirmações.
3 – Coesão textual
Esse item avalia as relações internas do texto: se a estruturação das orações é adequada à argumentação, se os nexos estão de acordo com a hierarquização das idéias e se o autor se utiliza corretamente dos recursos gramaticais para enriquecer a redação.
4 – Caráter dissertativo
Embora a redação da UFRGS exija a presença de uma narração de experiência pessoal para ilustrar a argumentação, o texto final deve ser predominantemente dissertativo, ou seja, a narração estará a serviço da dissertação. O objetivo da redação é a reflexão, não apenas o relato ou a descrição.
OBS.: redações que apresentam predominância da narração ou da descrição sobre a dissertação são avaliadas com metade do peso. Se o texto é apenas narrativo ou descritivo, sem qualquer característica de dissertação, recebe nota zero.
5 – Competência da argumentação
Os argumentos devem explicar o ponto de vista do autor. São a forma de o redator justificar sua opinião. Um bom teste para identificar a qualidade da argumentação de um texto é perguntar "por quê?" à frase que sintetiza o ponto de vista. Se as respostas aparecerem na redação, a competência da argumentação foi alcançada.
6 – Criticidade
O texto não pode refletir apenas o "umbigo" do autor. Também tem de ser confrontável com a realidade. Esse item avalia a relação lógica entre o texto e a realidade objetiva. Por isso, a reflexão do autor não pode ser alienada. Tem de estar associada ao contexto.
7 – Organicidade
Aqui, o avaliador verifica o uso adequado de processos próprios do conhecimento – comparação, análise, classificação e definição, por exemplo. Estão em jogo a dinâmica da argumentação e o emprego de recursos paralelos à reflexão, como citações, dados estatísticos ou argumentos históricos.
8 – Qualidade estilística
O texto deverá apresentar uma linguagem precisa, com vocabulário rico e, ao mesmo tempo, adequado ao ponto de vista apresentado e ao estilo do autor. O uso de gírias, por exemplo, não é condenado, desde que os termos adotados tenham relação com a idéia central do texto e não signifiquem pobreza de vocabulário

VESTIBULARES - LINKS INTERESSANTES

Vestibulares - Links Interessantes

Os links abaixo levam aos melhores e mais completos sites cujo tema é vestibular do Brasil. Neles você encontrará quase tudo o que precisa.

Vestibuol

Canal do UOL voltado para notícias e dicas sobre o vestibular. Traz informações sobre as provas das principais universidades brasileiras e oferece dicas de estudo e mais serviços úteis ao estudante.

Vestibular 1

Site que traz inúmeras informações sobre vestibulares bem como resumos, dicas, simulados, exercícios e muitas outras coisas importantes para o vestibulando.

Fovest Online

Seção da Folha Online que apresenta notícias e orientações sobre vestibular. Contém guia de profissões e de cursinhos, dicas de gramática, gabaritos e resoluções de provas anteriores. Voltado principalmente para os estudantes de São Paulo.

Terra Vestibular

Apresenta notícias das provas em todo o país, sites para estudo, cursos on-line, dicas para o mercado de trabalho além de um guia das universidades do Brasil.

Epopéia do Vestibulando

O início do ano, marca o início de uma grande epopéia: a do vestibulando.
Esse herói ou heroína de todos os dias, dos conceitos e matérias, muitas vezes pensa que sua epopéia terminará assim que ele passar no vestibular.

Comece já a sua epopéia! Venha para o cursinho PRÉ VESTIBULAR DA ESCOLA TEOREMA.

PROJETO TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR - 2010

PROJETO TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR

Um curso preparatório ao vestibular (popularmente conhecido como cursinho ou cursinho pré-vestibular) é um tipo de curso realizado por estudantes brasileiros do Ensino Médio que estão próximos de prestar o concurso vestibular (exame de seleção ao ensino superior) ou por qualquer indivíduo que deseja submeter-se a tal prova. Esse curso tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos exames vestibulares. Tais cursos são um fenômeno brasileiro da década de 1950, quando a demanda pelas vagas nas universidades aumentou. Eram famosos pelo uso técnicas de memorização, geralmente à base de músicas e rimas, que até hoje são comuns em alguns professores mais antigos. Enquanto negócio, os cursinhos oferecem margens de lucro de 20%, segundo um estudo da consultoria Hoper, uma vez que apresentam classes lotadas de alunos e uma infraestrutura simples.
Há muitas críticas ao modelo de funcionamento dos cursinhos, entre os quais destaca-se a ideia de que eles apenas transmitem aos alunos ideias e estratégias pré-determinadas para obterem sucesso nos vestibulares e não fazem o mais importante, que é fazê-los compreender o assunto ou preparar o aluno para a vida universitária. Entretanto, os cursinhos em geral argumentam que sua existência se deve à necessidade de cobertura de uma falha do sistema educacional, cumprindo, bem ou mal, uma função que muitas escolas não fazem ou não podem fazer: dar uma visão sistêmica do conteúdo exigido para o ingresso na Universidade




Resumo Descritivo:


O Cursinho pré-vestibular oferecido pela Escola Teorema vem preparando alunos que concluíram o Ensino Médio e não tiveram condições de deslocamento para outras cidades onde possam ter possibilidades de avançar seus conhecimentos. Assim sendo, diante dessa situação vem abrir suas portas para todas as pessoas que desejam ampliar seus horizontes e trilhar por uma estrada de sucesso, estudando com materiais de ótima qualidade e professores com formação universitária e renome na área educacional.

AS DIFICULDADES:.A maioria da população dos nossos jovens apresenta situações de carência e não tem condições de ingressarem num cursinho pré-vestibular, sendo provenientes de escolas que passaram por condições de riscos, deixando seus alunos despreparados para o enfrentamento de um processo seletivo.Na verdade, a realidade das instituições públicas de ensino impede o atendimento da real demanda para o perfeito andamento do ensino/aprendizagem. Há muitos jovens sonhando com tal oportunidade. Recebendo apoio da Sociedade, das diversas instituições, empresas, amigos, colaboradores, políticos, poderemos oportunizar muitos jovens ao ingresso na universidade. Promover o amadurecimento social desses alunos na interação com a sociedade, por fazer com que saibam que são capazes e por ajudá-los a atingir o seu objetivo, visto que temos um Campus da UFAL tão perto, um sonho que tornou-se realidade.
A PARCERIA: Com o objetivo de incorporar melhorias ao programa, o Teorema Pré-Vestibular busca parceiros não só para questões financeiras, mas para todos os assuntos pertinentes como com relação material didático, material de papelaria, eventos de capacitações de membros, eventos externos para nossos alunos e apoio de qualquer espécie para os alunos carentes.
O Programa Adote um Aluno do Teorema Pré-Vestibular: Este programa visa obtenção de recursos externos para atender a necessidades de alunos carentes, não tendo valor ou condição fixa de participação, com um valor de R$ 150,00 mensais. O recurso será utilizado EXCLUSIVAMENTE para este fim. Em anexo segue uma descrição detalhada do programa. Convidamos a participar desta iniciativa.





Descrição detalhada:

O Trabalho social e seus valores

Atualmente, vivemos na era de valorização da iniciativa social e do trabalho filantrópico. Mais do que isso, este campo se mostra um mercado lucrativo e empreendedor (vide filme: Quanto vale ou é por quilo?) o qual as grandes empresas buscam atingir. Resumidamente, além do abatimento da carga tributária, por ser empresa socialmente responsável, há a construção social da imagem da mesma, vinculada à melhora do país e atenção àqueles que mais necessitam.
Assim sendo, podemos facilmente perceber que muitas das ações sociais do nosso país estão desorganizadas e são completamente ineficientes. Dada essa crítica inicial, podemos nos questionar: que tipo de trabalho seria realizado pelo TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR?
Há dois grandes tipos de programas: assistenciais e educativos. Os primeiros, pontuais, de demanda, com claros objetivos e facilmente avaliados, em termos da sua abrangência e efetividade. Como exemplo, temos as arrecadações de dinheiro, alimentos e etc; Os outros, de longo prazo, muito além de uma simples demanda, com objetivos mais complexos e efetividade dificilmente quantificada, dada a natureza social e subjetiva do trabalho
De maneira prática, podemos dizer que ambos são importantes, e que cada um possui um desenho específico para um tipo de ação específica. O assistencial, por ter objetivos mais diretos (ex.: dar uma tonelada de alimentos à população de rua), talvez seja mais fácil; no entanto, somente os projetos educacionais é que propiciam a mudança da realidade social, com a criação de uma nova mentalidade e resumidamente, num trabalho com a comunidade e não para a comunidade.O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, ao ter esse tipo de projeto assistencialista, como contrapartida, coloca-se à disposição para oferecer todo o aparato para possíveis projetos de parcerias com as empresas que aderirem ao programa, após estudos preliminares.
O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR assegura que continuará atendendo os alunos no quesito de projeto educativo,através do programa “adote um aluno”, sendo que nossa colaboração é a transmissão de conhecimentos, que os alunos levarão consigo por toda a vida.



A proposta

O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR oferece auxílios e bolsas aos alunos carentes (classificados por uma equipe especializada) dentro de suas possibilidades. Porém, a prioridade do programa é sua auto-sustentação e continuidade, o que limita bastante nossas possibilidades de assistência. Por isso recursos externos, destinados UNICAMENTE para este fim são essenciais para atender a real demanda dos nossos alunos carentes.
O projeto visa à obtenção de recursos assistencialistas de qualquer espécie (dinheiro para material didático, auxilio transporte, alimentação, etc) para alunos bolsistas e carentes do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, visando à viabilização de sua permanência no programa. O doador poderá escolher, entre as possibilidades de auxílios preparados com conhecimento de causa pela direção, uma delas para adotar.
No caso de empresa envolvida, a empresa receberia o título de Empresa Cidadã – Adotamos um aluno do programa TEOREMA PRE-VESTIBULAR.
O aluno e o doador só teriam acesso um ao outro ao término do ano letivo para evitar exposições constrangedoras e possíveis protecionismos na escolha.
APOIO PEDAGÓGICO


ECP: Equipe de Coordenação Pedagógica que é responsável por todo andamento pedagógico do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, tratando de questões disciplinares, de atualidades, do material didático e das principais diretrizes do projeto.

DAP: tem o objetivo de dar todo suporte psico-pedagógico, oferecendo para os alunos acompanhamento psicológico, instrução para o estudo, para elaboração de provas, montagem de rotina de estudo, entre muitos assuntos pertinentes ao preparo para o vestibular.


Eventos

O TEOREMA PRE-VESTIBULAR enxerga a relação aluno-professor de forma diferente. Não se trata de uma simples relação mestre-aprendiz na qual um ensina e o outro passivamente aprende. Nós vamos além e buscamos nos alunos a motricidade que os arremessem em busca do conhecimento necessário nesse momento de suas vidas, o vestibular, e também em outros, que provavelmente virão depois dele, ou seja, a atitude de buscar seus objetivos e praticar o trabalho em conjunto é incentivada não só para que os alunos passem no vestibular, mas também para que eles sejam melhores profissionais e cidadãos.

Para que atinjamos esse objetivo entendemos que só as aulas não bastam. É por esse motivo que buscamos realizar diversos eventos que buscam aproximar professores e alunos, quebrar os estigmas que essa relação construiu em volta de si ao longo da história e atiçar os alunos à busca pelo conhecimento.
Teogincana
O Cujincana é a gincana do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. Não é uma gincana comum, é bem mais engraçada do que o normal e isso a faz diferente. É uma boa oportunidade de convivência entre os alunos e entre alunos e professores. Sem contar a diversão que é certa. A cada ano um tema é escolhido e explorado, sendo que as atividades além de divertir, servem de revisão de conceitos sobre o tema. O evento ainda promove a vinculação dos participantes, proporcionando um ambiente mais agradável e propício para o aprendizado. Estratégicamente marcado no mês de agosto, o evento trás ex-alunos para compartilharem experiências e incentivar os alunos para iniciar o segundo semestre, reta final no preparo para o vestibular.
Visitas Culturais
O TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR estimula a visita a eventos culturais como o museus, cinemas, teatros, entre outros.
Musicuja
O Teomusica é o evento musical do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. Alunos e professores sobem ao palco e soltam a voz, sem medos ou timidez. É geralmente um dos últimos eventos realizados pelo TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR, ou seja, nas proximidades do vestibular e antes do início da revisão. Por se tratar de um evento musical que não envolve muito os materiais de estudo, as matérias do vestibular, ele serve para tirar o estresse os alunos que estejam estressados e divertir a todos, além de explorar e estimular as aptidões artísticas de membros e alunos.
Teobol
O Teobol é um evento esportivo que envolve professores(as) e alunos(as) do TEOREMA PRE=VESTIBULAR. Atualmente a única modalidade do Teobol é o futebol, mas já estamos pensando em criar o Teolimpiadas, incluindo mais modalidades. Se trata de jogos entre alunos e professores para ver quem sai vencedor, mas na verdade isso pouco importa, o verdadeiro valor está na aproximação e diversão que o evento proporciona às duas partes, que na verdade são uma só, o TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR. O evento explora o espírito de competitividade saudável, necessário no preparo destes jovens para o vestibular.



Sistema de Ensino

Por ser um cursinho com visão diferente, o CUJA tem sua pedagogia dinâmica, discutida quinzenalmente por uma equipe de coordenadores de disciplina e diretores. Todo nosso material é preparado pelos membros e atualizado anualmente. Conheça nosso sistema de ensino.
-Material didático: Consta de Módulos mensais inclusos nas mensalidades.

-Simulados - Ao longo do ano realizamos 04 simulados, incluíndo múltipla escolha e dissertativos, além de temáticos como FUVEST, UNICAMP, UNEB, UFAL e ENEM

-Redação: Quinzenalmente oficinas de redação são realizadas e as redações corrigidas por dois professores.
Biblioteca: Nossa biblioteca oferece aos alunos as principais obras literárias envolvidas no vestibular, além de material didático complementar como livro-textos. Além disso, oferece aos professores livros especializados em pedagogia e com conteúdo disciplinar para consulta

-Disciplina de apoio Psico-pedagógico: O TEOREMA PRE VESTIBULAR sabe que não é possível um bom preparo para o vestibular sem uma estruturação psicológica adequada, sem uma rotina de estudos organizada, sem conhecimento do perfil de provas, sem o bom aproveitamento do tempo. Por este motivo, disponiblizamos aos alunos do TEOREMA PRE-VESTIBULAR este acompanhamento para otimização dos resultados no preparo para o vestibular.



Comentário:

A proposta inicial de tal projeto poderia resolver problemas de alunos que o TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR atende, mas que pode perder por falta de maiores recursos para auxilio, trazendo maiores estímulos e também possibilidades a estes alunos. Assim, o caráter comunitário do programa seria aumentado, como iniciativa social, e também promovendo a cidadania.
O auxílio de empresas e simpatizantes do programa serviria também de incentivo a continuidade do mesmo nos próximos anos, enriquecendo a vida de todos os envolvidos com a vivência de colaborar para um mundo melhor, promover cidadania e cultivar o lado humano tão endurecido pelas culturas atuais.

Como aderir

Os interessados na inclusão do mesmo deverão procurar a direção da Escola Teorema, que orientará com relação as possibilidades e demandas que temos no momento.
O programa terá a duração de 11 meses, iniciando-se no mês de março, seguindo até novembro de 2010.Ressaltamos que a direção do TEOREMA PRÉ-VESTIBULAR está sempre à disposição para eventuais esclarecimentos, de segundas a sextas feiras na Escola Teorema.

Del miro Gouveia, 03 de março de 2010.












DELMIRO GOUVEIA – ALAGOAS
MARÇO/ 2010

I ENCONTRO DE PAIS E MESTRES DE 2010

INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, ALUNO E FAMÍLIA



A FAMÍLA E A ESCOLA FORMAM UMA EQUIPE. É FUNDAMENTAL QUE AMBAS SIGAM OS MESMOS PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS, BEM COMO A MESMA DIREÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS QUE DESEJAM ATINGIR.

RESSALTA-SE QUE MESMO TENDO OJETIVOS EM COMUM, CADA UMA DEVE FAZER SUA PARTE PARA QUE ATINJA O CAMINHO DO SUCESSO, QUE VISA CONDUZIR CRIANÇAS E JOVENS A UM FUTURO MELHOR.

O IDEAL É QUE A FAMILIA E A ESCOLA TRACEM AS MESMAS METAS DE FORMA SIMULTÂNEA, PROPICIANDO AO ALUNO UMA SEGURANÇA NA APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE VENHA CRIAR CIDADÃOS CRÍTICOS CAPAZES DE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE DE SITUAÇÕES QUE SURGEM NA SOCIEDADE.

A PARCERIA DA FAMÍLIA COM A ESCOLA SEMPRE SERÁ FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO DE TODO INDIVÍDUO. PORTANTO, PAIS E EDUCADORES NECESSITAM SER GRANDES E FIEIS COMPANHEIROS NESSA NOBRE CAMINHADA DA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO SER HUMANO.

AS FAMÍLIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS DIVERSIFICADAS. LIDAR COM AS DIFERENTES CULTURAS EM UM MESMO NÚCLEO FAMILIAR É UM DESAFIO CONSTANTE.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, INCENTIVADA PELA NOSSA ESCOLA , PERMITE AO ALUNO A INTEGRAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR, O QUE RESULTA EM MAIOR APROVEITAMENTO, POIS PAIS E MÃES ATUANTES, MELHOR DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA.

PAIS E FILHOS DEVEM CRIAR, JUNTOS, UMA ROTINA DE ESTUDOS, MAS A RESPONSABILIDADE DE EXECUTAR A TAREFA É SEMPRE DO ALUNO.

CADA VEZ MAIS OS BLOGS EAS REDES SOCIAIS SÃO USADOS PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DOS PAIS E MÃES EM RELAÇÃO AOS FILHOS E FILHAS. SEMPRE QUE POSSÍVEL VISITE A NOSSA ESCOLA E O NOSSO BLOG.


EDUCAÇÃO FISICA


É Preciso entender e aceitar que os jovens, no contexto cultural, vivenciam outras relações sociais fora da escola, como em grupos de amigos, na igreja, no trabalho, na família, na vizinhança, em festas e em práticas físicas ou esportivas. Para tanto, a Educação Física não deve se opor a essas manifestações, mas, sim, auxiliá-los a compreenderem, construírem e transformarem suas vivências socioculturais, por meio das práticas da cultura corporal (jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e outras manifestações corporais), além de fomentar as discussões dessas práticas socialmente construídas e historicamente acumuladas pela humanidade.

A dispensa em Educação Física não quer dizer que o aluno não precisa praticar atividades e nem comparecer as aulas.
Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) considera a disciplina obrigatória. Portanto, a dispensa só pode ocorrer em situações específicas, quando o aluno comprove estar trabalhando mais de seis horas diárias, tenha filhos, esteja cumprindo o serviço militar ou demonstre impossibilidade por razões de saúde.
Dessa forma é fundamental propiciar, mesmo aos alunos com limitações físicas, a oportunidade de participar de atividades. As aulas devem ser uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as práticas corporais existentes, em atividades teóricas, uso de vídeo ou música. E os dispensados devem, de qualquer maneira, estar presentes.

PEDAGOGIA DE PROJETOS

PARA A REALIZAÇÃO DE TAIS PROJETOS EDUCACIONAIS SÃO DESEJÁVEIS DIVERSAS PARCERIAS FORMADAS ENTRE OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS VÁRIAS DISCIPLINAS. SEM PERDER A CLAREZA DAS ESPEFICIDADES DE CADA UMA DELAS, É POSSÍVEL OUSAR CONTATOS ENTRE AS SUAS DIVERSAS FRONTEIRAS DE CONHECIMENTOS, OBJETIVANDO UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E RESPONSÁVEL, PREOCUPA COM A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO CIDADÃO.
( PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ENSINO MÉDIO, CIT.,P. 172)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

quinta-feira, 4 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 de março é consagrado mundialmente como dia Internacional da Mulher, em homenagem as 129 operárias de uma indústria têxtil de Nova Yorque, que em março de 1857 entraram em greve reinvidicando a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 10 horas, equiparação salarial, (pois recebiam 1/3 dos salários dos homens), e tratamento digno e igualitário na fábrica, pelo direito à licença maternidade. Essas mulheres morreram queimadas pela ação violenta dos patrões que como apoio do aparato policial estatal trancaram as portas da fábrica ateando fogo com o objetivo perverso de conter a manifestação das trabalhadoras.
Esse dia foi instituído em 1910, na Conferência Internacional de Mulheres realizada em Dinamarca, reconhecido em 1911 pela UNESCO – Organização das Ações Unidas mais apenas em 1975 a ONU – Organização das Nações Unidas através de Decreto institui esse dia como DIA INTERNACIONAL DA MULHER como uma data que simboliza a história de luta travada pelo movimento de mulheres pela busca da equidade de gênero.
Essa data tem como objetivo fundamental dar visibilidade ao papel exercido pela mulher na sociedade e, sobretudo denunciar os preconceitos que ainda a mulher vivencia em seu cotidiano, pois continua a enfrentar a violência, salários mais baixos que o homem, desvantagem na carreira profissional, tratamento desigual na política partidária, assedio moral no trabalho, desemprego, falta de moradia, turismo sexual e ainda a dor de presenciar seus filhos(as) sendo assassinados(as) pelos crimes organizados, pelo tráfico de drogas, pela violência social a que é submetida em sua vida diária.
Muito foi conquistado, mas o desafio continua muito grande na busca da igualdade de gênero, e a constante luta para a construção de uma nova sociedade pautada na igualdade social entre homens e mulheres e na justiça social; pois só assim podemos falar numa sociedade humanizada, cidadã plenamente democrática e da PAZ.

REPOSIÇÃO DE AULA - MUDANÇA DE HORÁRIO

HORÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS DO MÊS DE FEVEREIRO DO ENSINO MÉDIO – ANO LETIVO 2010

DIA: 06 DE MARÇO TURNO: VESPERTINO

Série Horário SÁBADO

1º Ano

1ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
2ª Aula INGLÊS (JOÃO EDUARDO)
3ª Aula MATEMÁTICA(JACKSON)
INTERVALO
4ª Aula MATEMÁTICA(JACKSON)
5ª Aula BIOLOGIA (PAULO SERGIO)
6ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXX


2º ANO


1ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
2ª Aula HISTÓRIA (EVANDRO)
3ª Aula HISTÓRIA (EVANDRO)
INTERVALO
4ª Aula FISICA (EVERALDO)
5ª Aula FISICA (EVERALDO)
6ª Aula BIOLOGIA (PAULO SERGIO)


3º ANO


1ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
2ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
3ª Aula FISICA (EVERALDO)
INTERVALO
4ª Aula HISTÓRIA (EVANDRO)
5ª Aula HISTÓRIA (EVANDRO)
6ª Aula XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EDUCAÇÃO FISICA - ENSINO MÉDIO

HORÁRIO DO ENSINO MÉDIO – ANO LETIVO 2010


EDUCAÇÃO FISICA - 1º E 2º ANO


DIA: TERÇAS-FEIRAS (MULHERES)
DIA: QUINTAS- FEIRAS (HOMENS)
9:00 – 9:50 TEORIA
9:50 – 10:40 PRÁTICA

LOCAL: OÁSIS DO SERTÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA - 3º ANO

DIA: SEGUNDAS-FEIRAS - 6ª AULA
DIA: QUINTAS-FEIRAS - 6ª AULA

LOCAL: PRÉDIO ESCOLAR