LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 5 de março de 2010

I ENCONTRO DE PAIS E MESTRES DE 2010

INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA, ALUNO E FAMÍLIA



A FAMÍLA E A ESCOLA FORMAM UMA EQUIPE. É FUNDAMENTAL QUE AMBAS SIGAM OS MESMOS PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS, BEM COMO A MESMA DIREÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS QUE DESEJAM ATINGIR.

RESSALTA-SE QUE MESMO TENDO OJETIVOS EM COMUM, CADA UMA DEVE FAZER SUA PARTE PARA QUE ATINJA O CAMINHO DO SUCESSO, QUE VISA CONDUZIR CRIANÇAS E JOVENS A UM FUTURO MELHOR.

O IDEAL É QUE A FAMILIA E A ESCOLA TRACEM AS MESMAS METAS DE FORMA SIMULTÂNEA, PROPICIANDO AO ALUNO UMA SEGURANÇA NA APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE VENHA CRIAR CIDADÃOS CRÍTICOS CAPAZES DE ENFRENTAR A COMPLEXIDADE DE SITUAÇÕES QUE SURGEM NA SOCIEDADE.

A PARCERIA DA FAMÍLIA COM A ESCOLA SEMPRE SERÁ FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EDUCAÇÃO DE TODO INDIVÍDUO. PORTANTO, PAIS E EDUCADORES NECESSITAM SER GRANDES E FIEIS COMPANHEIROS NESSA NOBRE CAMINHADA DA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO SER HUMANO.

AS FAMÍLIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS DIVERSIFICADAS. LIDAR COM AS DIFERENTES CULTURAS EM UM MESMO NÚCLEO FAMILIAR É UM DESAFIO CONSTANTE.

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA, INCENTIVADA PELA NOSSA ESCOLA , PERMITE AO ALUNO A INTEGRAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR, O QUE RESULTA EM MAIOR APROVEITAMENTO, POIS PAIS E MÃES ATUANTES, MELHOR DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA.

PAIS E FILHOS DEVEM CRIAR, JUNTOS, UMA ROTINA DE ESTUDOS, MAS A RESPONSABILIDADE DE EXECUTAR A TAREFA É SEMPRE DO ALUNO.

CADA VEZ MAIS OS BLOGS EAS REDES SOCIAIS SÃO USADOS PARA A TROCA DE INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DOS PAIS E MÃES EM RELAÇÃO AOS FILHOS E FILHAS. SEMPRE QUE POSSÍVEL VISITE A NOSSA ESCOLA E O NOSSO BLOG.


EDUCAÇÃO FISICA


É Preciso entender e aceitar que os jovens, no contexto cultural, vivenciam outras relações sociais fora da escola, como em grupos de amigos, na igreja, no trabalho, na família, na vizinhança, em festas e em práticas físicas ou esportivas. Para tanto, a Educação Física não deve se opor a essas manifestações, mas, sim, auxiliá-los a compreenderem, construírem e transformarem suas vivências socioculturais, por meio das práticas da cultura corporal (jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas e outras manifestações corporais), além de fomentar as discussões dessas práticas socialmente construídas e historicamente acumuladas pela humanidade.

A dispensa em Educação Física não quer dizer que o aluno não precisa praticar atividades e nem comparecer as aulas.
Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) considera a disciplina obrigatória. Portanto, a dispensa só pode ocorrer em situações específicas, quando o aluno comprove estar trabalhando mais de seis horas diárias, tenha filhos, esteja cumprindo o serviço militar ou demonstre impossibilidade por razões de saúde.
Dessa forma é fundamental propiciar, mesmo aos alunos com limitações físicas, a oportunidade de participar de atividades. As aulas devem ser uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as práticas corporais existentes, em atividades teóricas, uso de vídeo ou música. E os dispensados devem, de qualquer maneira, estar presentes.

PEDAGOGIA DE PROJETOS

PARA A REALIZAÇÃO DE TAIS PROJETOS EDUCACIONAIS SÃO DESEJÁVEIS DIVERSAS PARCERIAS FORMADAS ENTRE OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS VÁRIAS DISCIPLINAS. SEM PERDER A CLAREZA DAS ESPEFICIDADES DE CADA UMA DELAS, É POSSÍVEL OUSAR CONTATOS ENTRE AS SUAS DIVERSAS FRONTEIRAS DE CONHECIMENTOS, OBJETIVANDO UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E RESPONSÁVEL, PREOCUPA COM A FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO CIDADÃO.
( PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ENSINO MÉDIO, CIT.,P. 172)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário