LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sábado, 13 de março de 2010

PROJETO ESCOLA CIDADÃ

Projeto :

TEOREMA – VIVÊNCIA CIDADÃ –

AÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

1. APRESENTAÇÃO:

A cidadania não se limita a uma palavra, uma idéia, um discurso, nem está fora da vida da pessoa. Ela começa na relação do homem consigo mesmo para, a partir daí, expandir-se até o outro, ampliando-se para o contexto social no qual esse homem está inserido. É uma nova forma de ver, ordenar e construir o mundo, tendo como princípios básicos os direitos humanos, a responsabilidade pessoal e o compromisso social na realização do destino coletivo.

A experiência nos mostra que é necessário um trabalho de reconhecimento e valorização dos direitos e deveres do cidadão, para que eles sejam respeitados e cumpridos, já que o seu exercício não ocorre de forma automática.

Assim, um dos propósitos desse projeto é oportunizar e estimular a reflexão e o debate sobre a questão dos direitos humanos, permitindo a construção de uma nova ética e um novo tipo de convivência social. Com este objetivo serão trabalhados instrumentos que embasam o exercício da cidadania, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Dentre os diferentes temas relacionados a essa questão, destaca-se a violência, que aparece não apenas sob forma de agressão física, mas, também, como privação de direitos, desqualificação social, transformação do indivíduo em objeto, ignorância, miséria e desemprego.

A cidadania, no trabalho com o grupo, se constrói pelo reconhecimento e respeito às diferenças individuais, pelo combate aos preconceitos, às discriminações (econômica, política, sexual, cultural etc.) e aos privilégios, pela participação no processo grupal, pela ampliação da consciência em relação aos direitos e deveres e pela confiança no potencial de transformação de cada um.

A cidadania não é um discurso, precisa ser vivenciada para ser incorporada pelo grupo, incluindo todos nesse processo de transformação social. A cidadania é construída no exercício das pequenas coisas do cotidiano, abrangendo não apenas os direitos,mas, também, os deveres, gerando compromisso, responsabilidade e participação.

É importante estimular o protagonismo juvenil como exercício da cidadania, envolvendo o adolescente na discussão e resolução de problemas concretos do seu cotidiano, assim como nas questões de interesse coletivo, incentivando sua participação em associações (ecológicas, culturais, estudantis etc.) e em movimentos sociais mais amplos.

Sem esse espaço de descoberta e experimentação social, a transição do adolescente para o mundo adulto se faz sem práticas e vivências fundamentais para o desenvolvimento da sua consciência ética e do seu compromisso cidadão.

Ser cidadão significa estar na vida e no mundo, sentindo-se parte integrante do gênero humano, peça singular do quebra-cabeça da história, participante ativo do esforço de mudança da sua realidade social, deixando por onde passa sua marca. É mais que sobreviver, é mais que viver com prazer, é gozar da existência.

É com essa visão que a Escola Teorema vem há doze anos fazendo a diferença, mostrando o caminho do sucesso, abrindo novos horizontes, mostrando que todos nascemos para brilhar.

2. OBJETIVOS:

· Compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa.

· Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repudio às injustiças e discriminações.

· Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.

· Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.

3. ESTRATÉGIA:

São pontos essenciais a serem observados no desenvolvimento do projeto:

· Acreditar que cada pessoa é agente de transformação da própria vida e do mundo em que vive;

· Acreditar que todas as pessoas são iguais, independentemente de raça, credo, nacionalidade ou status social, em relação aos direitos da existência – sobrevivência, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, trabalho, convivência familiar e comunitária, respeito, dignidade e liberdade – e diferentes no exercício dessa mesma existência;

· Acreditar que a cidadania é conquistada através da participação coletiva e solidária no processo social, político e econômico, não sendo fruto de uma concessão ou de uma dádiva;

· Acreditar que a construção da cidadania percorre necessariamente um caminho. Inicia-se com a formação da identidade e da auto-estima, passa pelo conjunto de aprendizagens básicas para a convivência e se efetiva na solidariedade e na participação social;

· Acreditar que o jovem é fonte de iniciativa (AÇÕES), liberdade (OPÇÕES) e compromisso (RESPONSABILIDADE), ativo construtor de um destino coletivo;

· Acreditar que o adolescente deve identificar e incorporar valores positivos pelo curso dos acontecimentos e não pelo discurso das palavras. Deve, portanto, não apenas estudar, mas, principalmente, vivenciar cidadania, democracia e solidariedade.

4. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS:

O projeto será desenvolvido da seguinte forma:

1. As atividades serão desenvolvidas durante os 03 (três) primeiros bimestres, tendo sua culminância no quarto bimestre.

2. Os alunos deverão documentar todas atividades realizadas para no dia da culminância fazer a exposição.

3. As atividades deverão ser acompanhadas pelos professores conforme cronograma abaixo.

4. Os professores da área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias podem pontuar seus alunos no primeiro e terceiro bimestre a seu critério (6,0 pontos de atividades livres).

5. O projeto será trabalhado por turma, sendo três turmas do ensino fundamental e três do ensino médio, conforme cronograma abaixo:

6. Serão selecionados 06 (seis) localidades nas quais famílias de situação vulnerável serão envolvidas nesse processo;

7. A Escola Teorema será dividida em 06 (seis) grandes grupos e cada um será coordenado por grupo de professores da Escola Teorema (ver cronograma abaixo);

8. Durante o período de um mês a turma pesquisará toda a situação da comunidade e desenvolverão atividades diversas que tragam possibilidades para transformar a realidade da mesma;

9. Ao selecionar e iniciar o trabalho com a comunidade, cada turma de alunos deverá colocar uma faixa em local destacado, identificando o projeto que está sendo realizado naquela localidade;

10. No final do quarto bimestre, haverá a culminância do projeto social desenvolvido – cada turma apresentará em forma de documento, o registro de todas atividades realizadas e apresentação da realidade da comunidade, focalizando a contribuição do projeto na comunidade trabalhada ( o antes e o depois).

ENSINO FUNDAMENTAL


TURMA

PROFESSORES

ATIVIDADES

BIMESTRE

LOCAL


6º E

7º ANO

APARECIDA / SHEYLA

DULCIVAN

A SER DEFINIDA

I

ALTO DA PAZ – ARREDORES DA ESCOLA TEOREMA



ANO

SOCORRO / JUCILENE

EVERALDO / EVANDRO

A SER DEFINIDA

II

BAIRRO NOVO II



ANO

PAULO SERGIO /

GIL KARLA

JOÃO EDUARDO / EDVANE



A SER DEFINIDA

III

LIXÃO – ÁREA VERDE

ENSINO MÉDIO

TURMA


PROFESSORES

ATIVIDADES

BIMESTRE

LOCAL


ANO


ERIC / GIL KARLA

JOÃO EDUARDO / JACKSON

A SER DEFINIDA

III

BOM SOSSEGO

2º ANO


GERALDO /ELSA

MAURO /EVANDRO

A SER DEFINIDA

II

PONTO CHIQUE II


ANO


PAULO SERGIO / EVERALDO/

ALBERTINO / DULCIVAN



A SER DEFINIDA

I

VILA 25

  1. CRONOGRAMA:

ATIVIDADES

PRIMEIRA ETAPA

SEGUNDA ETAPA

TERCEIRA ETAPA

QUARTA ETAPA

Identificação e visitação a comunidade

X




Reunião da turma\ planejamento das atividades


X



Levantamento da história da comunidade e das suas necessidades

X




Inicio das atividades sociais


X



Desenvolvimento das atividades sociais



X


Conclusão



X


Culminância




X

  1. AVALIAÇÃO:

Indicadores que podem orientar na avaliação do projeto:

· Ampliação do nível de consciência crítica em relação aos problemas sociais: capacidade de analisar o entorno social, diagnosticando necessidades e buscando soluções;

· Maior nível de envolvimento, compromisso e responsabilidade com as questões sociais: participação em associações da comunidade, mobilizações e movimentos sociais (protagonismo juvenil);

· A avaliação, apesar de ser colocada como etapa final, acompanha todo o trabalho como prática continua e sistemática. O enfoque da avaliação deve ser sempre o aprimoramento da ação social.

“O GRUPO É COMO UM RIO QUE TEM FORÇA E VIDA PRÓPRIAS. O FACILITADOR SEGUE JUNTO COM ELE, APROVEITANDO SUAS CORRENTES E POSSIBILITANDO A DESCOBERTA DAS RIQUEZAS SUBMERSAS. PORÉM, POR MAIS QUE MERGULHE NESSAS ÁGUAS, NÃO ESGOTA OS SEUS MISTÉRIOS”.

Um comentário:

  1. As metodologias adequadas para realizar mudanças organizacionais, fazer melhorias nas comunidades e demais atividades que precisam ser planejadas para serem bem executadas e finalizadas, orientar a construir uma estrutura analítica de projetos e montar uma rede de atividades, responder concretamente a questão da ociosidade, despertar o interesse pelo projeto e outras alternativas de subsistência. O projeto VI Escola Cidadã busca fundamentalmente tirar essas crianças da situação de risco social, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e auto-estima, ajudando também na identificação de suas potencialidades. Poderiamos fazer um trabalho preventivo, e de compromisso com o fortalecimento dessas crianças, através de práticas artísticas culturais e complementação da ação educativa. Esse Projeto atenderá toda a comunidade, buscando a participação da família nas diversas fases do projeto, tornando-a assim sujeitos ativos no processo de formação dos alunos.

    ResponderExcluir