PROJETO: TEOMUSICARTE
1. Apresentação
Os temas transversais trabalham a transdisciplinaridade que questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento. A visão compartimentada da realidade impede que se perceba a inter-relação disciplinar. Os temas transversais tem natureza diferente das áreas convencionais do currículo escolar. Por definição, nenhuma área é sozinha, suficiente para abordá-los. Ao contrário, sua problemática exige que diferentes campos do conhecimento se integrem e formem uma rede que propicie a relação com conhecimento adquirido no cotidiano. Na prática educativa, a transversalidade estimula a relação entre aprender na realidade e aprender com a realidade dos conhecimentos teoricamente sistematizados e a vida real. (PROJETO DESIGN SOCIAL, 1998).
A música é um conteúdo importante e indispensável para o desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais. Aprendizagem musical, bem conduzida e profunda, resulta em melhorias sensíveis na aprendizagem de outros conteúdos. A melhoria do desempenho escolar, conforme se observa no projeto Bolton, é um objeto interessante de investigação no campo da neurociência. Os resultados de tais investigações, por sua vez, poderão enriquecer mais ainda a articulação entre a educação musical e outras dimensões do currículo. Embora a arte possa ser a sua própria justificativa em termos educacionais, as aprendizagens artísticas podem alavancar outras aprendizagens.Volto à música. A contribuição de Perret certamente faz muita diferença. Ela apresenta um caminho que pode enriquecer a educação e, ao mesmo tempo, indicar rumos para aprendizagens mais prazerosas.
O projeto TEOMUSICARTE busca proporcionar a reflexão, elaboração e execução de projetos artísticos a partir da perspectiva das Artes Integradas, estando interligado a disciplina de Artes, sob a coordenação do Professor Albertino Teixeira de Souza.
A implantação deste projeto visa fomentar estas ações oferecendo suportes teórico, prático, técnico e logístico, contribuindo deste modo para uma consciência profissional mais contemporânea e ao mesmo tempo de acordo com as atuais potencialidades de produção artística realizadas.
Este projeto a ser realizado na Escola Teorema, permitirá ampliar a perspectiva da construção artística e a diversidade de ofertas culturais realizadas na região.
Em encontros semanais com voluntários, alunos e comunidade, as ações previstas vão desde a análise de metodologias de criação artística até a elaboração de propostas de criação artística individual ou em grupo.
2. Objetivos:
2.1. Geral:
Fomentar a criação e produção artística local a partir das atividades do Laboratório de Criação e Produção Artística, sob a coordenação de um grupo formado com o propósito de realizar análises, crítica, reflexão, experimentação, criação e produção artística. Buscando, assim, contribuir para a melhora do desenvolvimento artístico-cultural local, a partir da difusão cultural e de projetos artísticos através de ações positivas.
2.2. Especificos:
v Associar a música à tradição de várias culturas de diversas épocas,
v Perceber o sentido socializante da música em tempos de diversidade dos meios de comunicação,
v Perceber a presença da música no cotidiano: o silêncio e os sons da voz, do corpo, do meio ambiente,
v Evidenciar as diferentes formas de organização dos sons através de exercícios, jogos ou brincadeiras.
v Proporcionar a vivência das crianças e adolescentes em grupos mistos: estudantes de escolas públicas e privadas,
v Possibilitar a reflexão e análise das atividades realizadas pelos alunos,
v Iniciar a sistematização de um Projeto Música em Delmiro Gouveia.
3. Quanto aos alunos, os objetivos do Projeto de TeoMúsicArte visam criar:
v Um público novo para os concertos com conhecimento musical mais abrangente, capaz de absorver o universo musical,
v Oferecer a possibilidade aos alunos de conhecer melhor os instrumentos de uma orquestra e a música através de um ensino prazeroso e social,
v Despertar um novo hábito cultural de grande valor espiritual.
v Proporcionar a oportunidade dos alunos conhecerem os sons, e apreciarem a música e o entorno relacionado a ela,
v Contribuir de forma significativa na ampliação de repertório cultural, educacional e conseqüentemente social,
v Apresentar um universo artístico pouco conhecido,
v Proporcionar a reflexão sobre a construção desse novo conhecimento pessoal (música) dentro da própria comunidade em que moram e trabalhar o compromisso e a responsabilidade social que essas crianças e adolescentes têm com seu próprio futuro.
v Oferecer às crianças e aos adolescentes, a possibilidade de conhecer melhor os instrumentos e a música através de um ensino que é, ao mesmo tempo, prazeroso e social,
v Oferecer aos alunos um hobby de grande valor espiritual,
v Criar um público novo com conhecimento musical mais abrangente, portanto mais apto a absorver tudo que lhe é mostrado.
4. A composição das turmas e a duração das atividades do Projeto TeoMúsicArte, está assim disposta:
Será feito um levantamento dos alunos que já têm aptidões com instrumentos musicais. Em seguida, a formação de um grupo que objetive desenvolver aptidões musicais a partir de oficinas de música.
5. Metodologia
As atividades com crianças e adolescentes deverão ser desenvolvidas na Escola Teorema na sala de Oficina de Artes sob a coordenação do Professor Albertino.
As atividades são elaboradas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e com o objetivo de trabalhar a música como instrumento facilitador da transdisciplinaridade (ou a música como tema gerador), ou seja:
· Associada à tradição de diversas culturas e de diversas épocas,
· A facilidade de acesso pela diversidade dos meios de comunicação e multiplicação do som, e seu sentido socializante (formação de grupos),
· A sua presença no cotidiano: o silêncio, sons da voz, do corpo, do meio ambiente (natureza e de casa),
· Através de exercícios, jogos ou brincadeiras, evidenciar as diferentes formas de organização dos sons (tipos e estilos de músicas), características melódicas e rítmicas,
· Os instrumentos musicais (conhecidos ou inventados), as bandas, orquestras, as letras de canções (emoções),
· Analisar a música de um novo ângulo, ou seja, como suporte para trabalhar as áreas do ensino fundamental, abrangendo diversas disciplinas, tais como história, geografia, física e outras.
A dinâmica das atividades de sensibilização para crianças e adolescentes deverão ser conduzida por um coordenador e monitores conhecedores de música e deverá didaticamente assim ser dividida:
· Apresentação: situando sons do cotidiano, através de gravação prévia,
· Discussão sobre história e lendas sobre música e instrumentos,
· Leitura de textos musicais para crianças e jovens, com o objetivo de os participantes prepararem uma abordagem a ser trabalhada em classe com os alunos.
· Avaliação de cada encontro.
· Realizar estudos sobre diversas metodologias no processo de criação e produção artística, apoiados na análise e crítica através de leituras e observação de obras;
· Experimentar diferentes práticas artísticas em ações coletivas e individuais;
· Proporcionar exercícios de criação com diversos materiais, procedimentos e técnicas;
· Incentivar e orientar a elaboração de propostas artísticas individuais ou em grupos;
· Realizar estudos teóricos e práticos sobre as temáticas propostas através de apresentações, debates, análises e aprofundamento conceitual dos projetos artísticos;
· Possibilitar a utilização do laboratório a modo de ateliê livre para a realização dos trabalhos propostos;
· Apresentar, analisar e debater as obras realizadas;
· Estabelecer as linhas de atuação na divulgação dos procedimentos e resultados obtidos;
· Apresentar os resultados e processos artísticos desenvolvidos à comunidade;
6. Recursos Materiais:
- 01 Estante partitura
- 01 Bateria Road
- 01 Hit-hat orion revolution pro 13
- 01 Mine cubo mega amp
- 01 Guitarra phdevix mostarda
- 01 Estante prato hard-tec rmv
- 01 Prato orion revolutio 16
- 01 Prato orion revolucio 10
- 01Banco bateria
- 01 Caixa amplificada
7. Avaliação:
Avaliar coletivamente a metodologia, participação, divulgação e resultados alcançados no decorrer do projeto.
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