LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MEC pretende realizar Enem em 6 e 7 de novembro

Falta apenas confirmação do Inep.


Enade terá de mudar de data.


Do G1, em São Paulo


Estudantes fazem Enem 2009 (Foto: Daigo Oliva/G1)


O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou a intenção de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro, depois dos dois turnos das eleições. A afirmação foi feita no encontro internacional "Em busca de uma política de comunicação para a educação latinoamericana", que ocorre em Foz de Iguaçu, no Paraná.


Segundo o ministro, falta apenas confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ministério da Educação (MEC) e o Inep estudam nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.


saiba mais


• Reitores de MG dizem que continuam usando Enem apesar de críticas de órgão


• Após SiSU, sobra de vagas em federais chega a 20%


O ministro já discute a possível data com órgãos participantes há cerca de um mês. Em março, em uma discussão com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Haddad já havia mostrado interesse em realizar a prova em 6 e 7 de novembro. Segundo informações divulgadas pela Andifes na ocasião, as inscrições para a prova devem começar em junho ou julho, e o processo deve estar concluído até janeiro de 2011.


No ano passado, a realização do Enem foi prejudicada devido ao vazamento da prova e o adiamento da data de realização, que alterou o calendário de vestibulares em todo o país. Cinco homens foram indiciados pelo roubo da prova.


Depois da fraude, o Ministério da Educação trocou de gráfica e de consórcio para realizar o exame do ano passado. Para o Enem deste ano, as empresas ainda não foram escolhidas.


Outros problemas ocorreram na hora da inscrição dos estudantes nos cursos de instituições que aderiram à nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos não conseguiam acessar o site do MEC.


Além disso, alunos não aprovados apareceram como selecionados no site do sistema. O problema ocorreu com cerca de 30 estudantes, que acabaram se matriculando em universidades.


A expectativa é que neste ano cerca de 6 milhões de estudantes fazem o Enem. No ano passado, 4,2 milhões se inscreveram e 2,5 milhões fizeram a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário