LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

POR UMA VIDA INCLUSIVA: EXPRESSÃO, SENSIBILIDADE E PRÁTICAS DE LAZER COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



APRESENTAÇÃO

Considerando a extensão da escola um dos pilares da sociedade que, consolidada com democracia, qualidade e compromisso social de contribuir para transformar tanto os rumos da escola como da sociedade, despertando o sentimento de pertencimento nos alunos, professores, administração e em especial na sociedade, este projeto que integra o universo educacional do núcleo Interdisciplinar de Estudos do lazer tem por objetivo vivenciar, de forma sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar. Ao propor práticas entre pessoas que assumem e/ou não uma deficiência, este projeto busca romper com o processo de exclusão social em diferentes dimensões do ser humano: saúde, educação, trabalho, lazer, o que significa despertar para se viver práticas para a aquisição de conhecimentos, compreensão de ideias e valores, formação de hábitos de convivência num mundo complexo e plural, resgatando o saber cultural como condição para a multidimensionalidade do exercício de ações que rompem com ações dicotômicas, discriminatórias, preconceituosas e de isolamentos. Como culminância deste projeto estaremos vivenciando a I Caminhada por uma Vida Inclusiva; expondo os resultados em eventos. Nossas parcerias serão a Secretaria Municipal de Saúde, a APAE, a AABB, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Associações e outros. O local pode ser os espaços naturais do nosso município, da AABB, do Oásis, das Praças Públicas, das escolas. A equipe de trabalho envolve professores de educação física, estagiários, monitores e outros colaboradores.










OBJETIVOS

Objetivo Geral

Vivenciar, de forma sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas práticas recreativas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar.



Objetivos Específicos

·         Construir práticas recreativas próprias da cultura corporal com pessoas com deficiência ou não sistematizando estudos e pesquisas com relevância sócio-cultural.
·         Contribuir para a expressão e sensibilidade das pessoas com deficiência ou não estimulando trocas de saberes e ações com cumplicidade.
·         Participar de eventos científicos culturais.
·         Contribuir para o processo de desenvolvimento local, estimulando a participação da pessoa com deficiência.
·         Planejamento e realização de oficinas, festivais e palestras com especialistas e/ou estudiosos dos problemas que afetam as pessoas com deficiência ou não.
·         Participar na organização e realização da Caminhada por Uma Vida Inclusiva realizada pelos Professores de Educação Física.
·         Elaborar a Agenda Deficiência, com orientações básicas sobre medidas, papéis e responsabilidades visando subsidiar a inclusão social das pessoas com deficiência.









Nenhum comentário:

Postar um comentário