APRESENTAÇÃO
Considerando a
extensão da escola um dos pilares da sociedade que, consolidada com
democracia, qualidade e compromisso social de contribuir para transformar
tanto os rumos da escola como da sociedade, despertando o sentimento de
pertencimento nos alunos, professores, administração e em especial na
sociedade, este projeto que integra o universo educacional do núcleo
Interdisciplinar de Estudos do lazer tem por objetivo vivenciar, de forma
sistemática, práticas lúdico-recreativas de caráter integrador para a
construção do tempo de lazer de pessoas com deficiência ou não, realizando
juntas com trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal
através do seu brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar. Ao propor
práticas entre pessoas que assumem e/ou não uma deficiência, este projeto
busca romper com o processo de exclusão social em diferentes dimensões do ser
humano: saúde, educação, trabalho, lazer, o que significa despertar para se
viver práticas para a aquisição de conhecimentos, compreensão de ideias e
valores, formação de hábitos de convivência num mundo complexo e plural,
resgatando o saber cultural como condição para a multidimensionalidade do
exercício de ações que rompem com ações dicotômicas, discriminatórias,
preconceituosas e de isolamentos. Como culminância deste projeto estaremos
vivenciando a I Caminhada por uma Vida Inclusiva; expondo os resultados em
eventos. Nossas parcerias serão a Secretaria Municipal de Saúde, a APAE, a
AABB, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Associações e
outros. O local pode ser os espaços naturais do nosso município, da AABB, do
Oásis, das Praças Públicas, das escolas. A equipe de trabalho envolve
professores de educação física, estagiários, monitores e outros
colaboradores.
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OBJETIVOS
Objetivo Geral
Vivenciar, de forma sistemática, práticas
lúdico-recreativas de caráter integrador para a construção do tempo de lazer
de pessoas com deficiência ou não, realizando juntas práticas recreativas com
trocas de saberes e de possibilidades de expressão corporal através do seu
brincar, jogar, dançar, caminhar, ler, pintar.
Objetivos Específicos
·
Construir práticas recreativas próprias da
cultura corporal com pessoas com deficiência ou não sistematizando estudos e
pesquisas com relevância sócio-cultural.
·
Contribuir para a expressão e sensibilidade
das pessoas com deficiência ou não estimulando trocas de saberes e ações com
cumplicidade.
·
Participar de eventos científicos culturais.
·
Contribuir para o processo de desenvolvimento
local, estimulando a participação da pessoa com deficiência.
·
Planejamento e realização de oficinas,
festivais e palestras com especialistas e/ou estudiosos dos problemas que
afetam as pessoas com deficiência ou não.
·
Participar na organização e realização da
Caminhada por Uma Vida Inclusiva realizada pelos Professores de Educação
Física.
·
Elaborar a Agenda Deficiência, com orientações
básicas sobre medidas, papéis e responsabilidades visando subsidiar a
inclusão social das pessoas com deficiência.
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Minha lista de blogs
LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO
- A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
POR UMA VIDA INCLUSIVA: EXPRESSÃO, SENSIBILIDADE E PRÁTICAS DE LAZER COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
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