LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA



ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETOS POR ÁREA
ESSA FOI A PROPOSTA FEITA NO INICIO DO ANO LETIVO
PROJETO
JUSTIFICATIVA
OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS
PERIODO DE REALIZAÇÃO
AVALIAÇÃO
O MUNDO DA MUSICA
O REFERIDO PROJETO VISA O RECONHECIMENTO DOS DIVERSOS RITMOS MUSICAIS E SEUS PRINCIPAIS INTERPRETES COMO FORMA DE VALORIZAR A INTERCULTURALIDADE MUSICAL.
- RECONHECER OS DIFERENTES ESTILOS MUSICAIS
- PROMOVER A INTERCULTURALIDADE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE
- VIVENCIAR  MOVIMENTOS CULTURAIS  ATRAVÉS DA MÚSICA

- PESQUISAS
- CRIAÇÃO DE UMA RÁDIO ESCOLAR
- CONFECÇÃO DE MATERIAIS RELACIONADOS AO TEMA
- EXPOSIÇÕES
- APRESENTAÇÕES

JULHO/SETEMBRO
DURANTE TODO O PROCESSO DE EXECUÇÃO

PROJETO: O MUNDO DA MÚSICA

JUSTIFICATIVA

Á partir das bases introdutórias e o trabalho interdisciplinar da área de Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias e Redação o projeto: "Gêneros Musicais e Suas Décadas ".
Esse projeto tem como princípio básico apresentar a clientela a ser atendida os produtos musicais e suas características marcantes, são eles: Composições, improvisações e interpretações. Com esses pressupostos a serem estudados o adolescente poderá compreender como apresenta-se o processo de criação de composições diversas e situar-se nos movimentos musicais e obras de diferentes épocas e culturas, associados a outras linguagens artísticas no contexto histórico, social e geográfico, observados na sua diversidade, assim o adolescente compreenderá a valorizar os momentos importantes em que a música se inscreve no tempo e na história. Sendo assim, considerando as riquezas culturais que os diferentes estilos musicais oferecem, o projeto possibilitará trabalhar em diversas áreas do conhecimento de forma crítica por meio dos gêneros musicais, realizando assim uma viagem pelo mundo da música brasileira.
Os gêneros musicais de cada década revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
 A partir de estudos prévios sobre os valores que a musicalidade possui e influenciam os indivíduos, o trabalho a ser realizado na Informática Educativa vem de encontro com os anseios desse processo educativo, pois aprende-se fecundamente como interpretarmos partituras, pois de forma geral as letras musicais nos traduzem diversas interpretações mostrando-nos o que há por de trás diversas ideologias, realizando-se assim um trabalho dentro de um processo dialético de ensino.
Faz-se necessário a apresentação do trabalho em conjunto das áreas devido ao cumprimento dos objetivos semelhantes, portanto os educadores sempre estarão trabalhando em consonância com o outro, ambos estarão realizando em conjunto com os adolescentes a confecção de instrumentos musicais para no final do projeto apresentarem uma coreografia. O professor poderá da  Educação Ambiental para realizará uma coletânea de materiais recicláveis para a confecção dos instrumentos musicais.
Considerando as diversas possibilidades gramaticais contextualizadas nas músicas, serão desenvolvidas as atividades específicas de linguagem, com ênfase a leitura, interpretação e produção escrita.
OBJETIVO GERAL

Ampliar o universo cultural dos adolescentes por meio da musicalidade em diferentes décadas.
Objetivos Específicos
·  Propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética;
·  Favorecer um ambiente propício, a fim de que o aluno  desenvolva sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar produções artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer os diversos gêneros musicais nas diferentes décadas;
·  Desenvolver no adolescente a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona e melhor percepção de espaço, peso e tempo;
·  Estudo fecundo sobre vida e obra do renomado artista Heitor Villa Lobos fundador da Academia Brasileira de Música, fundada em 14 julho de 1945.
·  Apresentar ao adolescente a diversidade musical existente em nosso meio social e artístico ressaltando-os pontos relevantes através da interpretação e compreensão fecunda sobre os produtos musicais: Composições, interpretações e improvisações;
·  Conhecimento fecundo sobre a biografia de compositores e cantores que fizeram e fazem parte da história musical;
·  Com o crescimento excessivo da humanidade sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação e desejos crescentes, surgem com agilidade causando danos irreparáveis ao meio ambiente, com isso há a necessidade de se reciclar materiais tornando-os úteis em sua utilidade;
·  Participação dos adolescentes em diferentes atividades corporais e ambientais procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas e culturais;
·  Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presente no cotidiano.
·  Refletir através dos gêneros musicais relações de respeito, amizade, auto-estima e propiciar as crianças e adolescentes o desenvolvimento psico social.
·  Apreciar e discutir de forma crítica diferentes formas de expressões utilizando a diversidade dos gêneros musicais;
·  Promover o gosto pela leitura partir das letras musicais despertando o interesse pela interpretação, reprodução escrita, ampliação de vocabulário;
·  Compreensão da leitura como fonte de informação e da língua como instrumento de divulgação de valores;
·  Se posicionar em relação aos fatos sabendo ouvir e respeitando opiniões.

DESENVOLVIMENTO
·  Socialização do projeto junto aos  adolescentes;
·  Abertura do projeto (banda, violão...);
·  Apresentação de músicas de diferentes décadas, fazendo uma seleção das que serão trabalhadas no respectivo semestre (cardápio musical);
·  Adequação do tema as áreas específicas de aprendizagem;
·  Pesquisas contextualizadas envolvendo o Computador (Internet) como ferramenta básica ao processo de ensino e aprendizagem;
·  Bibliografia básica de cantores e compositores selecionados;
·  Turmas: Ensino Fundamental e Médio – trabalhando diversos estilos musicais - oralidade e memorização - Produção escrita, interpretação gramatical;
·  Confecção de instrumentos musicais com utilização de materiais recicláveis.
·  A partir de estudos contextualizados em bases introdutórias utilizando-se de recursos diversos (Internet, acervos bibliográficos...) Realizar-se- á leitura e discussão do tema proposto. A Partir desse ponto serão produzidos murais sobre o assunto utilizando-se as diversas formas artísticas com informações sobre a biografia de Heitor Villa Lobos;
·  Experimentação na movimentação considerando as mudanças de velocidade de tempo, ritmo e o desenho do corpo no espaço;
·  Improvisação na dança, criando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados;
·  Seleção e organização de movimentos para a criação de pequenas coreografias;
·  Reconhecimento e distinção das diversas modalidades de movimentos e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança;
·  Interpretação e reflexão de músicas de diferentes décadas;
·  Entrevistas com moradores do bairro sobre a música e sua importância na sociedade e na cotidiano dos indivíduos;
·  Confecção de roupas das diferentes épocas com apresentação de desfile.
·  Produção escrita com bases em pesquisas contextualizadas utilizando-se como recurso a Internet e suas diversas funções;
·  Estudo sobre vida e obra de compositores, intérpretes e cantores renomados que compõem a Academia Brasileira de Música;
·  Apreciação e reprodução da biografia de Heitor Villa Lobos como forma complementar dos trabalhos realizados no Cultural, onde nessa área artística, os adolescentes reproduzirão fotos e imagens do mesmo;
·  Estudo significativo sobre as letras das músicas de Chico Buarque de Holanda enfatizando o porquê de seu exílio (influências políticas daquela época), estendendo-se a sua biografia;
·  Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades, pela possibilidade de uma escuta simultânea, portanto a apresentação dos recursos acústicos atuais desenvolvem a capacidade de comparações nas diferentes épocas;
·  Apresentação de produtos musicais como: composições, improvisações e interpretações de forma diferenciada;
·  Utilização de sites fornecidos pelo Centro Tecnológico que apresentam músicas por diferentes décadas;
·  Possível publicação do projeto no Portal do Positivo e blog da escola
·  Contemplar o conteúdo do projeto a ser desenvolvido promovendo trocas entre os grupos com atividades seletivas e competitivas, mesclando de forma equilibrada o compromisso ambiental e corporal para com a natureza;
·  Estudo de partituras musicais que apresentem diversas interpretações em prol da preservação ambiental;
·  Serão realizadas apresentações lúdicas e expressivas em manifesto a preservação ambiental, apresentando o ontem e o hoje da natureza e, o porquê da utilização de materiais recicláveis;
·  Atividades que revelam expressões artísticas evidenciarão o trabalho mesclando com brincadeiras e pequenas coreografias utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis.
·  Utilização de filmes como forma de sensibilização, tendo como sugestões os seguintes:
  1. O SOM DO CORAÇÃO(uma história comovente, a magia da música e o poder do amor); 2. A VOZ DO CORAÇÃO; 3. ORQUESTRA DOS MENINOS de Paulo Thiago; 4.O VISITANTE de Richard Jenkins.
·  Realização de abordagens grupais em temas específicos, de acordo com algumas musicas proporcionando análise crítica;
·  Reflexão sobre a influência dos gêneros musicais, na vida e no cotidiano das pessoas;
·  Discussão através de comparação sobre a influência das musicas nas atitudes e posturas dos jovens, assim do próprio artista;
·  Divisão dos grupos por faixa etária.

Prática de Leitura
·  Ler textos (músicas e história da música, biografias de cantores...)
·  Selecionar informações;
·  Identificar anotações, notícias, reportagens e resumos;
·  Ler e compreender com autonomia diferentes gêneros;
·  Estabelecer relações entre diversos textos acerca de um mesmo tema (oral);
·  Fazer levantamento do que se entende e do que não se entendeu do texto lido;
·  Utilizar o dicionário para verificar o significado das palavras desconhecidas;
·  Identificar palavras e letras no processo de leitura e escrita;
 
Prática de Escrita
·  Produzir textos utilizando referências (biografias, histórias e décadas musicais) individual e coletivo;
·  Organizar fatos relacionados a cada época;
·  Discutir conhecimentos sobre gramática e ortografia, oral e escrita;
·  Fazer correção utilizando referência;
·  Revisão dos textos verificando pontuação, concordância..
·  Trabalhar legibilidade, maiúscula e minúscula, nomes próprios e comuns;
·  Garantir a coesão textual.
 
Comunicação Oral
·  Discutir e expressar sentimentos oferecidos pelas letras das músicas;
·  Analisar e comentar de forma crítica o que a música expressa sobre a realidade;
·  Gravar comentários e ouvi-los para reelaborar idéias.



AVALIAÇÃO
·  Contínua no decorrer do projeto e apresentação do produto final.
 

OBSERVAÇÃO: ESSE PROJETO NÃO ESTÁ PRONTO. ELE PRECISA SER APRECIADO POR VOCÊ. VEJA QUE NOS OBJETIVOS E NO DESENVOLVIMENTO TEM ALGUMAS COISAS REPETIDAS, JUSTAMENTE PARA SER SELECIONADAS E BURILADAS POR TODOS QUE DESEJEM MELHORAR O MESMO. PORTANTO, FAÇA MODIFICAÇÕES À VONTADE. SUGIRA. COLOQUE MAIS OBSERVAÇÕES E CRÍTICAS PARA QUE SEJA BEM TRABALHADO.


 


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu creio que esse projeto será muito bem vindo por todos, já que agora ele será unido ao projeto festa do dia das bruxas.
    Apos ler toda a idéia base, eu espero que a galera não leve isso como mais um trabalho chato, mas uma oportunidade de espessar a sua musicalidade.
    Por exemplo, na questão da rádio escolar, seria bacana se houvesse uma certa liberdade com os gostos musicais dos alunos, podendo fazer uma variação semanal e diária: na 1ª semana o 1º ano, dai seriam divididas 5 equipes e cada uma selecionaria músicas do gosto deles para cada dia da semana, na segunda forró, terça pagode, quarta românticas,quinta pop, sexta rock ...
    na próxima semana o 2º, na terceira o 3º.
    Eu acho que seria uma boa forma de entrarmos no ritimo do trabalho, de uma forma que sequer vai dar trabalho, afinal uma das coisas que mais gostamos é fazer uma boa play list, isso fora o fato de que será mais justo que todos tenham o direito de ouvir as músicas que gostam e tal.
    Mas isso é apenas um exemplo.

    ResponderExcluir