LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

quarta-feira, 24 de março de 2010

PROJETO - MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS

PROJETO: Tecnologias das Ciências na Copa do Mundo

JUSTIFICATIVA:

As ciências devem ser compreendidas como uma parcela do conhecimento na formação intelectual do individuo. Nesse contexto, fazemos uso das novas tecnologias aplicadas no esporte mais popular do mundo na forma de ler e interpretar a realidade e desenvolver as capacidades que serão exigidas ao longo da vida social e profissional.

OBJETIVOS GERAIS:

-Reconhecer tais tecnologias como ferramentas presentes no meio social e sua importância para o mesmo.

- Explorar os aspectos tecnológicos, aproximando a ciência teórica do mundo vivencial.

-Aplicar conhecimentos matemáticos nas atividades tecnológicas;

-Mostrar o legado tecnológico e científico deixado por este tipo de evento.

-Explorar os aspectos tecnológicos, aproximando a ciência teórica do mundo vivencial.

-Aplicar conhecimentos matemáticos nas atividades tecnológicas;

-Mostrar o legado tecnológico e científico deixado por este tipo de evento.

APRESENTAÇÕES:

ENSINO FUNDAMENTAL – 9:00h as 11:00h

6º Ano : A História das Copas

- Apresentar um histórico das copas já realizadas, países participantes, histórico de títulos, quantidade de copas e periodicidade do evento.

7º Ano : “Regras do Torneio”

- Apresentar as formas e regras que envolvem todo o evento, desde a escolha dos países até o jogo final. Mostrar formas de chaveamento, modo de escolha das seleções e regras de classificação, pontuação, critérios de desempate, tabelas dos jogos e todos os dados que se fizerem necessário.

8º ANO : As Medidas Oficiais do Futebol

- Mostrar por meio de maquetes, gráficos, tabelas, painéis, fotos e outros meios visuais, os estádios da copa do mundo 2010, buscando um comparativo com outras copas menos conhecidas na atualidade. Apresentar todas as medidas oficiais usadas num campo de futebol. Explorar as formas geométricas presentes nos campos, área e perímetro dos estádios e toda e qualquer medida que possa ser explorada como curiosidade matemática.

9º ANO : O Mundo na Copa de 2010

- Apresentar os países participantes da Copa do Mundo 2010; estudar a cultura, a localidade dos países, a quantidade de países e os grupos aos quais pertencem, as diferentes línguas, realidade sócio-econômica, quantidade de participações e títulos mundiais

ENSINO MÉDIO – 15:00h as 17:00h

1º ano : Cultura e História SULAFRICANA

- Mostrar de forma sucinta e objetiva, a história do País, sede da copa, a luta racial e a figura política do Líder Nelson Mandela. Mostrar o preconceito ainda vigente, bem como as suas causas e conseqüências desse preconceito. Buscar uma elaborada pesquisa no desenvolvimento tecnológico do país e seu reflexo no cotidiano de sua população. Lembrar a África do Sul de ontem e a África do Sul de hoje.

2º Ano: A Tecnologia entra em Campo

- Buscar todos os meios desenvolvidos na preparação e desempenho dos atletas (tecnologia emprega nos uniformes, bolas, alimentação, etc.), bem como apresentar toda tecnologia emprega na construção dos estádios onde serão realizados os jogos, preservação e utilização dos gramados (tipos de grama, altura recomendável e curiosidades afim), além de toda e qualquer tecnologia aplicada aos campos de futebol.

3º Ano : Rumo a África “Click”

- Apresentar de forma clara e simples toda a tecnologia de transmissão que será utilizada nas copas do século XXI (transmissões convencionais, via satélite, HD, 3G, transmissões por celulares etc.). Mostrar toda tecnologia e as novidades já esperadas para próxima Copa do Mundo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário