LITERATURA - livros indicados pelo Psicopedagogo ALBERTINO

  • A Relação entre Professor e Aluno - Um Olhar Interdisciplinar Sobre o Conteúdo e a Dimensão Humana ( Sérgio Simka - Italo Meneghetti)

segunda-feira, 22 de março de 2010

veja a seguir o projeto que está sendo realizado

PROJETO: Tecnologias das Ciências na Copa do Mundo

  1. JUSTIFICATIVA:

As ciências devem ser compreendidas como uma parcela do conhecimento na formação intelectual do individuo. Nesse contexto, fazemos uso das novas tecnologias aplicadas no esporte mais popular do mundo na forma de ler e interpretar a realidade e desenvolver as capacidades que serão exigidas ao longo da vida social e profissional.

2. OBJETIVOS GERAIS:

-Reconhecer tais tecnologias como ferramentas presentes no meio social e sua importância para o mesmo.

- Explorar os aspectos tecnológicos, aproximando a ciência teórica do mundo vivencial.

-Aplicar conhecimentos matemáticos nas atividades tecnológicas;

-Mostrar o legado tecnológico e científico deixado por este tipo de evento.

-Explorar os aspectos tecnológicos, aproximando a ciência teórica do mundo vivencial.

-Aplicar conhecimentos matemáticos nas atividades tecnológicas;

-Mostrar o legado tecnológico e científico deixado por este tipo de evento.

  1. ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS POR TURMA:

2.1. ENSINO FUNDAMENTAL

6º Ano

2.1.1. Subtema: A História das Copas

Objetivo Operacional:

  • Pesquisar e apresentar um histórico das copas já realizadas, países participantes, histórico de títulos, quantidade de copas e periodicidade do evento.

Estratégia :

  • Apresentar dados na forma de gráficos com variadas numerações e tipos de gráficos;
  • Mostrar a construção de tabelas de dados, histogramas e pictogramas;
  • Dividir a sala em duas grandes equipes para facilitar o trabalho e análise dos dados adquiridos;
  • Trabalhar exercícios extras com situações ligadas ao tema.

Avaliação:

  • Exercícios em sala (individual)
  • Apresentação das produções (equipe)

7º Ano

2.1.2. Subtema : “Regras do Torneio”

(ACRESCENTAR )

8º ANO

2.1.3. Subtema:

(ACRESCENTAR)

9º ANO

2.1.4. Sbtema:

(ACRESCENTAR)

2.2. ENSINO MÉDIO

Turma : 1º ano

2.2.1. Subtema: CULTURA E HISTÓRIA SULAFRICANA

Objetivos Operacionais:

  • Mostrar de forma sucinta e objetiva, a história do País, sede da copa, a luta racial e a figura política do Líder Nelson Mandela;
  • Mostrar o preconceito ainda vigente, bem como as suas causas e conseqüências desse preconceito;
  • Buscar uma elaborada pesquisa no desenvolvimento tecnológico do país e seu reflexo no cotidiano de sua população;
  • Lembrar a África do Sul de ontem e a África do Sul de hoje.

Estratégia:

  • Traçar uma linha do tempo, buscando através da mesma, apresentar os diversos tópicos sociais, econômicos e tecnológicos do país sede;
  • Estimar todo o desenvolvimento da população graças aos meios tecnológicos desenvolvidos durante o processo histórico.

Avaliação: Apresentação das equipes e trabalho escrito.

Turma: 2º Ano

2.2.2. Subtema : A Tecnologia entra em Campo

Objetivos Operacionais:

· Buscar todos os meios desenvolvidos na preparação e desempenho dos atletas (tecnologia emprega nos uniformes, bolas, alimentação, etc.), bem como apresentar toda tecnologia emprega na construção dos estádios onde serão realizados os jogos, preservação e utilização dos gramados (tipos de grama, altura recomendável e curiosidades afim), além de toda e qualquer tecnologia aplicada aos campos de futebol.

Estratégias :

· Apresentação por meio de slides, recursos de mídia e construção da maquete de um dos estádios;

· Procurar apresentar as diferenças entre os primeiros jogos e os jogos do século XXI.

Avaliação: Apresentação das equipes, trabalho/pesquisa escrita, exercício avaliativo em sala.

3º Ano

2.2.3. Subtema : Rumo a África “Click”

Objetivos Operacionais:

· Apresentar de forma clara e simples toda a tecnologia de transmissão que será utilizada nas copas do século XXI (transmissões convencionais, via satélite, HD, 3G, transmissões por celulares etc.)

· Mostrar toda tecnologia e as novidades já esperadas para próxima Copa do Mundo no Brasil,

Estratégias :

  • Fazer uma relação entre as primeiras transmissões com as diferentes modalidades usadas no cotidiano (apresentar com recursos de áudio e vídeo ou a critério das equipes);
  • Incentivar a criatividade para apresentar o tema de formas variáveis.

Avaliação: Exercício temático, apresentação e trabalho escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário